Topo

Ex-BBB Viegas critica 'No Limite', e revela bronca da Globo nos bastidores

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

31/08/2021 12h07

Viegas enfrentou um dos maiores desafios de sua vida em "No Limite", que chegou ao fim há pouco mais de um mês com a vitória de Paula Amorim. O cantor ficou em segundo lugar, mas o sabor é de ter conquistado o reality show. Apesar de considerar a experiência positiva, o paulistano avalia que o programa decepcionou na audiência por um motivo: ter explorado pouco a convivência das tribos.

O sucesso do 'Big Brother', ao contrário do 'No Limite', é porque as pessoas não se apaixonam pelas provas ou pelos patrocinadores, mas pelas pessoas e suas histórias. São as relações, que fazem com que as pessoas se apaixonem e se identifiquem. 'No Limite' não teve isso. Foi muito pouco. Consequentemente, houve momentos muito bonitos, tensos e até polêmicos que não foram mostrados.

Viegas é impedido, por contrato, de contar situações que a Globo não exibiu no programa. "Não posso, só se eu quisesse ser crucificado", brinca. As edições de "No Limite" eram semanais — além das entrevistas com os eliminados, aos domingos —, e, por isso, o cantor acredita que era impossível mostrar ao público todas as histórias.

Viegas diz que o 'No Limite' poderia ter mostrado mais a convivência entre os participantes. - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Viegas diz que o 'No Limite' poderia ter mostrado mais a convivência entre os participantes.
Imagem: Reprodução/Instagram

"É humanamente impossível contar a história de 16 participantes em dois locais diferentes, de fazer uma narrativa mostrando tudo com o mesmo tempo e prioridade. Nenhum reality, livro ou filme consegue ser imparcial", declara.

Ele pretende lançar uma biografia ainda sem previsão da lançamento — e um dos momentos marcantes será a participação em "No Limite". "A Paula, além de ser minha amiga, é uma mulher que eu admiro muito. Mesmo ela sendo muito foda, digo que o que me tirou do primeiro lugar foram os R$ 500 mil. Eu me sinto muito vencedor. Isso me motivou a escrever um livro, 'Vencedor e Campeão'. Tem uma diferença".

Fiquei em segundo lugar. O que eu mudaria para chegar em primeiro lugar? Nada! Mas não é o discurso do importante é competir. Pelos meus valores e princípios, eu agi de uma forma que eu fiquei muito feliz.

Um sugestão para o Boninho

Muita coisa não foi mostrada. Eu acho que o programa perdeu muito por não mostrar mais a nossa vivência. Senti isso. Ele se resumiu a mostrar prova, e muito pouco do nosso convívio. Os diálogos eram cortados. Eles tinham começo, meio e fim, mas na edição não dava para fazer isso por uma questão de tempo.

Bronca da Globo

Depois que as gravações do "No Limite" foram encerradas, Elana descreveu um pouco dos bastidores do programa nas redes sociais. Ela disse, por exemplo, como os ex-BBBs faziam quando precisavam usar o banheiro — que era em uma espécie de fossa no meio do mato. Segundo Viegas, nem mesmo isso poderia ter sido contado.

"A produção entrou em contato com todos nós e disse que não poderíamos contar isso. A orientação que recebemos é que só podemos falar sobre o que foi mostrado", declarou o cantor.

Comparação com o "Big Brother Brasil"

Viegas ao particpar do 'BBB' em 2018 - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Viegas ao particpar do 'BBB' em 2018
Imagem: Reprodução Instagram

Viegas, que participou do "BBB 18", em 2018, vê mais semelhanças entre o "Big Brother" e o "No Limite" do que diferenças. Ele explica:

Os dois programas tratam da mesma coisa, que é o lance da convivência e do você com você mesmo. Ambos programas tiram você das pessoas que você ama. Sair da zona de conforto, e ter que criar critérios para eliminar alguém desse local. Qual programa é esse? Os dois! A essência é muito parecida.

Mas, na opinião de Viegas, o "BBB" tem algo indispensável para qualquer reality show: o calor humano. "O sucesso do 'Big Brother', ao contrário do 'No Limite', é porque as pessoas não se apaixonam pelas provas ou pelos patrocinadores, mas pelas pessoas e suas histórias".

Pode sexo em "No Limite"?

"A maior parte das coisas é tão legalize, de boa... Se a gente tivesse vontade de ficar juntos, acho que produção ia gostar porque é conteúdo. Só para dar um beijo já é difícil. A gente não tinha nem pasta de dente ou escova. Não tinha clima para isso".

E a relação com a Elana?

Viegas lançou um clipe com participação de Elana, da música "Pra Voar", que fará parte do álbum "Conexão". O disco será lançado ainda neste ano. O repertório é composto por oito músicas, e marca uma virada no estilo do cantor — que sempre priorizou composições de cunho político e social.

Desde que apareceu com Elana no videoclipe, o que Viegas mais escuta é sobre a relação com a ex-participante do "BBB 19". Afinal, é namoro, pegação ou amizade? Questionado pelo UOL, o cantor responde:

"Não estamos juntos. A ideia não é mentir, mas também não me comprometer. As pessoas não conseguem vivenciar tão bem a vida pessoal e projetam no outro? Elana é uma menina incrível. Seria muito massa ter algo com ela, mas isso é no seu tempo. A galera já coloca a carroça na frente dos bois. 'Tão namorando'... As pessoas não se permitem ter tempo para se conhecer", afirma.

A cobrança dos fãs

Como viemos de um reality show, a galera já fala que estamos namorando. E até atrapalha algo que poderia naturalmente acontecer. É uma cobrança. A galera está muito ansiosa e põe uma pressão. Ela está solteira e eu estou solteiro. Se tiver que rolar, vai rolar.