Topo

Luciano Szafir perdeu 22 quilos devido à covid: 'Eu estava pele e osso'

Luciano Szafir revelou que perdeu 22 quilos devido à covid-19 - Reprodução/Youtube
Luciano Szafir revelou que perdeu 22 quilos devido à covid-19 Imagem: Reprodução/Youtube

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/09/2021 14h50Atualizada em 02/09/2021 14h50

Luciano Szafir segue em recuperação após o diagnóstico e as complicações da covid-19. O ator de 52 anos passou mais de um mês internado após contrair o vírus pela segunda vez.

Ele teve embolia pulmonar devido à covid e um rompimento na parede do intestino, necessitando assim de uma cirurgia de colostomia, além de ter sido intubado.

"Eu perdi 22 quilos. Eu já recuperei 10 ou 12 mais ou menos. Mas, assim, as pernas ficaram muito fracas, os braços, a parte respiratória. Eu tive cinquenta por cento [do pulmão] comprometido, talvez um pouco mais. Eu não conseguia dar três passos", disse o modelo em entrevista à jornalista Leda Negle.

Eu tive algumas coisas bem complicadas, por isso que eu fiquei tanto tempo no hospital e me deixou mais fraco ainda. [...] Eu estava pele e osso. A minha perna, eu lembro que eu olhei e lembrei do meu avô. Se tirasse foto, falava assim 'essa é uma perna de um senhor de 90 anos de idade'. A minha perna estalava umas seis vezes a cada passo.

Luciano diz ter tomado morfina e ketamina para lidar com a dor. "Nunca tive tanta dor na vida", revela o ator, que comenta a experiência de lidar com as sequelas após a alta do hospital.

As pessoas seguram a placa de 'eu venci a covid'. Você venceu o 1º tempo. Porque tem o 2º tempo [...] A batalha não termina aí. Às vezes você pode ter forte como eu tive e você também não ter sequelas psicológicas. Agora você pode ter quase assintomática e pegar tanto medo que pode ter crise de pânico, uma série de sequelas.

Lapso de tempo

O ator contou que, mesmo sedado, se recorda dos diálogos antes de sua intubação e da sensação de ser intubado — que ele relata ter vivido em looping até sair da sedação.

"Foi a coisa mais desesperadora. Eu estava para ser intubado, deitado na cama, sedado. Eu lembro da minha irmã chegando e o doutor e assistente falando do procedimento. Aí minha irmã trocou de lugar com a minha mulher, isso eu lembro, falei pra elas e elas falaram que foi exatamente o que aconteceu", contou Szafir.

"Me levaram para intubar, eu sentia o tubo entrando, ficava sem ar como se tivesse engolindo água e desmaiava, não sei se apagava ou morria, era essa a sensação", continuou o ator, que diz que a situação logo se repetia.

Eu falei 'gente, eu já vivi isso'. Daqui a 10 segundos eles vão me intubar, eu vou desmaiar e não vou conseguir. Eu vou morrer... Isso aconteceu 30 vezes. Foi a pior sensação que eu tive na minha vida. É como se você tivesse o pior momento da sua vida de dor num lapso de tempo.

"[...] Eu fico arrepiado só de falar. Eu não sei se foi a minha cabeça me pregando peças, mas aquilo foi uma realidade para mim. Eu sabia exatamente o que cada um ia falar. Eu não conseguia dormir a noite, mesmo depois que eu voltei para o quarto. Eu tive pesadelos com isso várias vezes. Um pânico mesmo", relatou Szafir.