Topo

Casa de Vidro, romance e 6º lugar: Relembre a trajetória de Josy no BBB 9

Colaboração para o UOL

05/09/2021 15h24Atualizada em 06/09/2021 10h49

Josiane Oliveira, a Josy do BBB9, morreu na madrugada de hoje, em São Paulo.

A jovem ficou conhecida nacionalmente ao integrar o elenco da 9ª temporada do "Big Brother Brasil", terminando em 6º lugar na temporada.

Entrada não convencional

Mas Josy não chegou ao programa pelos "métodos convencionais". Diferente das temporadas anteriores, neste ano, 4 participantes não entraram direto na casa, sendo Josy uma delas. Ao lado de Daniel, Emanuel e Maíra Brito, a cantora acabou sendo escolhida para passar uma semana confinada em uma casa de vidro (a primeira aparição da mesma), submetida a uma votação popular.

Inicialmente, apenas um dos 4 entraria na casa, mas após uma votação do público, decidiu-se que dois participantes ganhariam uma vaga na temporada. Assim, Josy e Emanuel ganharam a votação e se tornaram os novos participantes do "BBB 9".

Romance com Ton

Josy - Reprodução/Rede Globo - Reprodução/Rede Globo
Josy e Ton engataram um romance na casa do "BBB 9"
Imagem: Reprodução/Rede Globo

Logo ao entrar na casa, Josy engatou um romance com Ton, um dos participantes mais rejeitados da temporada. Os dois se conheciam e mantinham um relacionamento aqui fora, que continuou dentro do programa.

Contudo, Josy e Ton não viveram uma relação às mil maravilhas.

O participante foi acusado pelo público de ser "grudento" com a jovem e o romance ganhou a desaprovação da audiência, que torcia para que Ton fosse eliminado antes de "prejudicar" a imagem de Josy. Entre beijos na piscina e algumas discussões, o casal terminou não ficando muito tempo junto na casa, já que Ton foi o quarto eliminado do programa após uma discussão com Ana Carolina.

À época da saída do jovem, ele se definiu como solteiro. "Estou solteiro assim como a Josy está. Ficamos de conversar depois que todo este turbilhão de novidades passar", declarou.

Depois de sua eliminação, Josy também falou sobre o romance. "Quero que ele encontre uma mulher que aceite ele do jeito que é e que seja feliz. Ele me fez feliz, mas me decepcionei a ponto de não confiar mais nele".

A decepção a que Josy se refere foi ao fato de ter descoberto, após a eliminação de Ton, que ele supostamente havia dado em cima de Priscila (também participante da temporada) fora da casa.

Ton negou tudo em entrevistas após a saída. "Inclusive mesmo antes de entrarmos na casa eu mostrei a foto da Priscila a ela e falei que era uma amiga do Rio de Janeiro, nada de mais. Depois, dentro da casa, reafirmei para a Josy que tinha conhecido a Priscila e que não tínhamos ficado, e que não era para ela se preocupar. Isso está gravado, é só olhar e conferir, apenas a Josy não quis saber os detalhes".

Lado A

Dentro de uma edição polarizada, onde a narrativa da temporada ficou dividida entre "Lado A" e Lado B", Josy ficou mais amiga do dito "Lado A". Quando o jogo se afunilou, a participante se viu mais próxima de participantes como Ana Carolina e Maíra, que faziam parte do dito "Lado A". Contudo, diferente destes, Josy mantinha uma boa relação com todos os integrantes da temporada e não protagonizou nenhuma grande briga na edição.

O mais próximo que a participante chegou de uma "rivalidade" foi com a participante Milena Fagundes. Após ser indicada ao paredão por ela, que afirmou que Josy teria mais chances aqui fora do que os demais, Josy voltou do paredão, foi líder e, na semana seguinte, indicou Milena a berlinda que resultou na saída da participante.

Paredão difícil

Dentro da casa, Josy era considerada uma participante forte. Isso aconteceu após a jovem eliminar em um paredão duplo a competidora Naná, a qual os integrantes da casa viam como uma das principais favoritas ao prêmio.

A própria Josy mostrou-se bastante surpresa ao resultado, não conseguindo disfarçar sua cara de susto quando Pedro Bial, apresentador da temporada, anuncia Naná como eliminada da noite.

Eliminação e 6º lugar

josy - Reprodução/Rede Globo - Reprodução/Rede Globo
Josy foi eliminada na reta final, em paredão contra Ana Carolina
Imagem: Reprodução/Rede Globo

6ª colocada da temporada, Josy foi eliminada na reta final, no dia 29 de março de 2009. Em seu discurso de eliminação, Bial exaltou a trajetória da jovem.

Há biografias mais calmas, que se apresentam como planícies, mansas colinas, linhas mais ou menos suaves e previsíveis. Vidas sem alto contrastes. Vejamos a trajetória de Josy. Ela começou de menos de 0, presa durante 7 dias na casa de vidro, que acreditem, é muito mais torturante que o quarto branco. Depois, quando conseguiu finalmente entrar na casa foi literalmente atacada por Ton, que de tão ansioso, demonstrou de forma totalmente desastrada seu afeto. Aí ele foi eliminado, Josy ficou "viúva", renasceu, cresceu no jogo, se fez respeitar. Foi pro paredão com quem mais todo mundo tinha medo de ir, a Naiá. Eliminou a Naiá. Do paredão subiu as alturas da liderança, por muito pouco não emplaca a segunda liderança. Sem a liderança, voltou ao paredão".

"Se a gente observar bem a linha da vida BBB desenhada por Josi, vai ver uma paisagem dramática. Altos picos, montanhas que encostam no céu, ao lado de precipícios, vales profundos. Uma cordilheria. Uma cordilheira dos Andes. Com essa vontade formidável, com tal determinação, essa história não poderia terminar aqui e não há de terminar. Oshalá, todas as estradas e caminhos se abram pra eliminada de hoje... Josy", finalizou o apresentador, decretando a eliminação da participante.