Fãs rebatem Ana Paula Padrão: 'Carne de bode não é só para quem passa fome'
A apresentadora Ana Paula Padrão foi criticada por conta de uma conversa com Rafael Cortez, convidado da noite no "MasterChef Brasil". O programa mostrou a eliminação do engenheiro ambiental Renato, de 35 anos.
Um dos desafios envolveu carnes consideradas exóticas, como as de jacaré, codorna, rã, siri mole e outros animais. Rafael afirmou que não teria "coragem" de consumir a carne de bode por não parecer uma "carne comestível".
A apresentadora argumentou ser uma carne comum no interior dos estados do nordeste brasileiro, como Pernambuco, sendo constantemente preparada e consumida por "pessoas que possuem pouco".
A afirmação foi criticada pelo público nas redes sociais. "Foi um comentário preconceituoso", opinou uma das fãs do programa no Twitter. "Respeitem a nossa culinária", pediu outro.
Pedido de desculpas
Por meio dos stories, no Instagram, Ana Paula Padrão pediu desculpas contando uma história vivida em Recife, no Pernambuco, para explicar o seu conhecimento sobre carne de bode.
Gente, tô aqui para contar uma história para vocês. Tenho muitos amigos em Pernambuco, um deles muito querido, que é o Murilo Cavalcante. Numa das vezes que fui almoçar na casa dele, no Recife, ele serviu um guisado que tava muito gostoso, mas eu pelo sabor não consegui reconhecer qual era a carne. Perguntei a ele após o almoço e ele disse 'Ana, isso é carne de bode. Guisado de bode e vários outros pratos a base de bode são muito comuns na minha região'. Ele é de Cabrobó, no semiárido de Pernambuco. Mas [os pratos] são muito poucos conhecidos do centro-sul brasileiro e ele me deu um contexto histórico disso. Ele me disse que durante muito tempo o bode foi uma das poucas fontes de proteína animal na região no semiárido do Nordeste e nos últimos anos desenvolveu-se uma cultura gastronômica incrível com pratos a base de bode.
Na sequência, a apresentadora trouxe a história para o contexto vivido durante o último episódio do "MasterChef" e declarou que sua fala acabou ficando "preconceituosa" em razão de uma edição errada da equipe de produção.
"Quando o nosso convidado Rafael Cortez disse para a chef Helena Rizzo que daquelas carnes ele não comeria jamais seria o bode, que seria um bicho 'incomível', eu falei pra ele: 'você não sabe o que está perdendo' e contei um pouco dessa história para ele. Mas nem tudo que a gente grava vai ao ar", declarou, e pediu desculpas ao público.
"Gente, nem tudo que a gente grava foi ao ar e eu estou aqui, humildemente, para pedir desculpas. A frase que foi ao ar não reflete o que eu penso, não reflete tudo que eu estudei da região nem reflete a minha história. Tampouco reflete a história do MasterChef, que tenta trazer sempre ingredientes diferentes, maneiras de cozinhar diferentes do sul, do norte, do nordeste e de todas as regiões para serem conhecidas em todo Brasil e para que sejam orgulho de todos os brasileiros. Essa pessoa que eu sou e o que eu acho. Me desculpem. Realmente ali pareceu muito preconceituoso", finalizou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.