Topo

Alexandre Borges trocou carreira para viver últimos dias ao lado da mãe

Alexandre Borges mudou de vida na pandemia para passar os últimos dias ao lado da mãe - Arquivo pessoal
Alexandre Borges mudou de vida na pandemia para passar os últimos dias ao lado da mãe Imagem: Arquivo pessoal

Daniel Palomares

Do UOL, em São Paulo

17/09/2021 04h00

Alexandre Borges se dedicou a sua mãe Rosa Linda Maria até seus últimos momentos de vida. A senhora de 83 anos morreu ontem, após enfrentar o Alzheimer nos últimos anos, além de um AVC, e ganhou a companhia do filho em sua casa em Santos, litoral paulista, desde o início da pandemia.

Com o trabalho como ator paralisado pelo avanço do vírus em 2020, ele tomou a decisão de trocar a vida em São Paulo para viver ao lado da mãe na cidade onde nasceu, oferecendo todos os cuidados que ela precisava.

A vida real se mostrou assim pra mim: sua mãe está doente, está com Alzheimer, teve um AVC. Ela sempre foi independente. Eu sou filho único. Tudo isso me levou a ficar em Santos com ela. A prioridade foi e é minha mãe. Parece que estou fazendo algo extraordinário, mas é normal. Algo que deve ser feito. Eu tinha que estar lá, eu amo minha mãe, ela é tudo para mim.

contou Alexandre, em entrevista ao UOL, em julho

trgrgr - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Dona Rosa, mãe de Alexandre Borges, na juventude
Imagem: Arquivo pessoal

Mudança de vida

Ao lado da mãe em Santos, a rotina de Alexandre se transformou completamente. Era ele quem a levava a consultas e exames, ia ao mercado, farmácia, cozinhava e também passeava ao lado dela pelo calçadão para tomar um solzinho. Atitudes que serviram para abrir os olhos do ator quanto as coisas mais simples da vida.

Eu sofri, lógico, mas você vai vendo a beleza disso, de passar um ano com ela. Minha vida mudou, voltei a morar em Santos onde nasci, passava por lugares que ela me levava... Hoje, eu amparo ela. Passa um filme na cabeça. Hoje, olho para trás e parecia um beco sem saída, mas a vida me deu uma luz.

Alexandre Borges sobre a mãe, em julho

fgergd - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Alexandre Borges se apresentou fantasiado de onça-pintada no "The Masked Singer Brasil"
Imagem: Reprodução/TV Globo

Importância da música

Eliminado desta semana no "The Masked Singer Brasil", Alexandre revelou que a participação no programa também serviu como homenagem para dona Rosa. Os dois costumavam ouvir música juntos, uma das atividades que ajudava a reduzir o impacto do Alzheimer.

Pra pessoas com Alzheimer, a música é muito importante. E eu passei praticamente o ano cantando com a minha mãe. E essa é uma das músicas preferidas dela, do Alceu Valença, "Anunciação". Foi uma homenagem a ela.

contou Alexandre ao GShow, após sua saída do programa

"Apesar de ter o sofrimento, tem as graças que você recebe, as experiências, em momentos como esse. A gente não tem controle sobre as coisas, o ser humano é isso, beleza e fragilidade", concluiu o ator sobre o que viveu ao lado da mãe nos últimos anos.