Alexandre Borges trocou carreira para viver últimos dias ao lado da mãe
Alexandre Borges se dedicou a sua mãe Rosa Linda Maria até seus últimos momentos de vida. A senhora de 83 anos morreu ontem, após enfrentar o Alzheimer nos últimos anos, além de um AVC, e ganhou a companhia do filho em sua casa em Santos, litoral paulista, desde o início da pandemia.
Com o trabalho como ator paralisado pelo avanço do vírus em 2020, ele tomou a decisão de trocar a vida em São Paulo para viver ao lado da mãe na cidade onde nasceu, oferecendo todos os cuidados que ela precisava.
A vida real se mostrou assim pra mim: sua mãe está doente, está com Alzheimer, teve um AVC. Ela sempre foi independente. Eu sou filho único. Tudo isso me levou a ficar em Santos com ela. A prioridade foi e é minha mãe. Parece que estou fazendo algo extraordinário, mas é normal. Algo que deve ser feito. Eu tinha que estar lá, eu amo minha mãe, ela é tudo para mim.
contou Alexandre, em entrevista ao UOL, em julho
Mudança de vida
Ao lado da mãe em Santos, a rotina de Alexandre se transformou completamente. Era ele quem a levava a consultas e exames, ia ao mercado, farmácia, cozinhava e também passeava ao lado dela pelo calçadão para tomar um solzinho. Atitudes que serviram para abrir os olhos do ator quanto as coisas mais simples da vida.
Eu sofri, lógico, mas você vai vendo a beleza disso, de passar um ano com ela. Minha vida mudou, voltei a morar em Santos onde nasci, passava por lugares que ela me levava... Hoje, eu amparo ela. Passa um filme na cabeça. Hoje, olho para trás e parecia um beco sem saída, mas a vida me deu uma luz.
Alexandre Borges sobre a mãe, em julho
Importância da música
Eliminado desta semana no "The Masked Singer Brasil", Alexandre revelou que a participação no programa também serviu como homenagem para dona Rosa. Os dois costumavam ouvir música juntos, uma das atividades que ajudava a reduzir o impacto do Alzheimer.
Pra pessoas com Alzheimer, a música é muito importante. E eu passei praticamente o ano cantando com a minha mãe. E essa é uma das músicas preferidas dela, do Alceu Valença, "Anunciação". Foi uma homenagem a ela.
contou Alexandre ao GShow, após sua saída do programa
"Apesar de ter o sofrimento, tem as graças que você recebe, as experiências, em momentos como esse. A gente não tem controle sobre as coisas, o ser humano é isso, beleza e fragilidade", concluiu o ator sobre o que viveu ao lado da mãe nos últimos anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.