Beto Rockfeller, o papel que consagrou Luis Gustavo na TV brasileira
O ator Luis Gustavo, que faleceu neste domingo (18), teve muitos papéis marcantes em quase 70 anos de carreira, mas o que o consagrou na teledramaturgia brasileira foi o malandro Beto Rockfeller, na novela de mesmo nome, transmitida pela TV Tupi entre 1968 e 1969.
Alberto Rocha, o Beto, era um jovem vendedor de calçados, que morava com os pais na zona oeste de São Paulo. Para tentar mudar de vida, ele cria o personagem Beto Rockfeller, parente do empresário norte-americano Nelson Rockfeller, para conhecer pessoas da alta sociedade paulistana.
Beto começa, então, a frequentar os bares mais caros e as festas mais badaladas de São Paulo, até que se apaixona por Luísa (Débora Duarte), a filha de um casal milionário.
A novela foi um dos maiores sucessos da TV Tupi e ficou no ar por um ano, de novembro de 1968 a novembro de 1969.
O sucesso foi tão grande que rendeu um filme de mesmo nome, em 1970, em que o malandro vai aplicar golpes no Guarujá, no litoral paulista, e uma novela sequência, "A Volta de Beto Rockfeller", também na Tupi, em 1973, que não rendeu a mesma audiência.
O papel alçou também Luis Gustavo ao estrelato nacional. Ele se tornou um dos principais nomes da TV Tupi até 1975, quando foi para a Globo, onde estreou com status de astro na novela "Anjo Mau", em 1976.
"Beto Rockfeller" também é considerada por críticos uma novela que revolucionou a teledramaturgia brasileira por causa do texto e das atuações inovadoras.
A trama "abandonava a linha de atitudes dramáticas e artificiais que acompanhavam as novelas desde que o gênero havia chegado por aqui. O tom coloquial dos diálogos rompia com os padrões estabelecidos até então", escreveu o colunista Nilson Xavier em 2018, quando a novela fez 50 anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.