Topo

'Rio Shore' promete sexo 'sem limite'; conheça o novo reality de pegação

Participantes do "Rio Shore", o novo reality show de pegação da MTV e do Paramount+ - Divulgação
Participantes do 'Rio Shore', o novo reality show de pegação da MTV e do Paramount+ Imagem: Divulgação

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

20/09/2021 12h05

Um grupo de amigos curte uma temporada de férias em Búzios, na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. Na casa, eles não precisam se preocupar com o estoque de bebidas, em sair para trabalhar e outras situações do cotidiano. A regra do "Rio Shore", o novo reality show de pegação do Brasil, é uma só: aproveitar como se não houvesse amanhã.

Pode até parecer algum reality familiar, mas umas das principais diferenças é que em "Rio Shore" o grau de intensidade é maior. O UOL conversou com Tiago Worcman, vice-presidente sênior da MTV América Latina, que revelou detalhes sobre o programa. A estreia está prevista para 30 de setembro na MTV e no Paramount+.

Nada de ex!

Natallia é uma das participanter do 'Rio Shore'; que estreia em 30 de setembro - Divulgação - Divulgação
Natallia é uma das participantes do 'Rio Shore'; que estreia em 30 de setembro
Imagem: Divulgação

"Rio Shore" é a primeira produção original do Paramount+. O formato fez tanto sucesso que ganhou várias versões pelo mundo, como "Acapulco Shore", no México, e a mais bem-sucedida, a edição britânica "Geordie Shore", com 21 temporadas. Mas o que o diferencia do "De Férias com o Ex", por exemplo, que também é exibido pela MTV?

A começar pelo conceito. No "De Férias", os participantes que saem do mar ressuscitam sentimentos de relacionamentos amorosos que acabaram (ou que ficaram mal resolvidos), o que garante um clima de tensão. Já em "Rio Shore", as situações são novas e desenvolvidas aos olhos do público.

É por isso que o elenco costuma seguir o mesmo a cada temporada. É a "família shore", como dizem os participantes, pois os laços são construídos dentro do programa.

"É quase uma novela dentro de um reality. Eles vão se transformando durante a temporada. Isso é o principal, a vida deles é colocada dentro do Shore", compara o executivo da Viacom.

E o principal: praticamente não tem limites!

"É um reality show em que mostramos sem filtro pegação, curtição, liberdade e festa. Não tem limite. O 'De Férias' tem algumas regras. O tablet é quem guia o que eles devem e não devem fazer. A convivência em 'Rio Shore' gera milhões de histórias. Há episódios que se tivessem script [roteiro] pareceria exagerado. É impressionante. É mais rico do que um script, muitas vezes".

"É muita pegação"

Uma das características dos reality shows é chocar a audiência com brigas e sexo. É claro que em "Rio Shore" a temperatura também vai esquentar — em todos os aspectos.

A cada episódio você fala, não acredito que isso é possível. É muita pegação. Nos primeiros episódios, todo mundo se conhece e rola muito sexo entre eles. Você pensa, formou um casal? Em dez minutos você vê que não é um casal. É uma interação próxima de corpos, que depois se transformam em tretasTiago Worcman

"Sexo é cereja do bolo"

Apesar de cenas de sexo fazerem parte do reality show, o vice-presidente da Viacom diz que o sucesso da franquia se deve mais ao contexto. E como em qualquer história da vida real, a pegação pode rolar.

Não queremos que as pessoas assistam ao reality para ver cenas de sexo explícito. Hoje, você pode fazer isso de várias maneiras. Não é a nossa onda. A nossa onda é mostrar como eles se relacionam, de uma maneira geral. Não de uma maneira hardcore. O sexo é a cereja do bolo.

Reality foi gravado na pandemia

Depois de passagens por 'De Férias' e 'Acapulco Shore', Novinho está de volta! - Divulgação - Divulgação
Depois de passagens por 'De Férias' e 'Acapulco Shore', Novinho está de volta!
Imagem: Divulgação

"Rio Shore" foi gravado durante quase um mês no meio da pandemia. O protocolo de segurança impôs algumas mudanças ao formato, que geralmente é marcado por festas em baladas. Ao contrário de um "BBB", por exemplo, o confinamento no formato é mais flexível. Os participantes, por exemplo, saem da bolha e conhecem pessoas de fora do convívio.

"Não pudemos fazer como no 'Geordie' ou 'Acapulco Shore' em que eles vão para uma boate de clube. As boates estavam fechadas. Recriamos alguns lugares. Fechamos um beach clube e fizemos festa ao ar livre", explica Worcman.

É uma temporada encerrada nela mesma. Não tem aquela interação de andar na rua e encontrar pessoas aleatórias. O lado positivo é que faz eles mergulharem muito na relação entre eles mesmos, sem dispersar para o mundo de fora.

Novinho: ele está de volta!

Matheus, o Novinho, já é conhecido do público da MTV. Participou de duas temporadas do "De Férias com o Ex" e do "Acapulco Shore". Ele volta agora ao "Rio Shore". Aliás, quem o apelidou de Novinho foi a cantora Anitta, de quem é amigo. Por que trazê-lo de volta a mais um reality show?

Temos sempre esse olhar de levar personagens para os nossos próprios realities. E o Matheus foi um deles. É carioca nato e entendemos que ele tem o espírito Shore. Essa coisa mais de família, de amigos. Ele é um verdadeiro Shore.

Uma característica do programa é que todos os participantes são do estado do Rio da Janeiro. "Existe uma variedade de raças e orientações sexuais. Nosso pedido é que tivesse uma variedade, mesmo que cultural", disse Worcman.

"Rio Shore"

Estreia: Quinta-feira, 30 de setembro
Horário: Às 22h
Onde assistir: Os dois primeiros episódios no serviço de streaming Paramount+. E o primeiro episódio na MTV.