Topo

Daphne Bozaski dá detalhes sobre personagem em novela: Luta por nossa voz

Daphne Bozaski fala sobre sua personagem em "Nos Tempos do Imperador"  - Giselle Dias
Daphne Bozaski fala sobre sua personagem em "Nos Tempos do Imperador" Imagem: Giselle Dias

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/09/2021 11h48

Conhecida por seu papel como Benê, em "As Five", a atriz Daphne Bozaski tem o novo desafio agora: de interpretar Dolores na nova fase da novela "Nos Tempos do Imperador". Ela aparecerá depois da passagem de uma década no folhetim.

Na novela das seis da TV Globo, Dolores foi prometida em casamento a Tonico, interpretado por Alexandre Nero, quando era apenas uma criança. O pai da personagem, Eudoro (José Dumont), espera a filha crescer para contar sobre o seu destino, mas ela não aceita e foge de casa.

Daphne - Reprodução/Giselle Dias - Reprodução/Giselle Dias
Daphne Bozaski fala sobre sua personagem em "Nos Tempos do Imperador"
Imagem: Reprodução/Giselle Dias

Apesar de agora o movimento feminista estar mais forte, na época da novela, a situação era diferente e a atriz fala como está sendo viver essa experiência: "Acredito que muitas mulheres irão se reconhecer em Dolores. Nos tempos atuais, presenciamos mulheres sendo silenciadas pelo machismo e sendo injustiçadas com condutas ultrapassadas, apesar do avanço de diálogo sobre o feminismo. Para mim, fazer a Dolores hoje, é mostrar um contra ponto de como nossa luta por nossa voz e direitos já avançou muito, mas também abrir uma reflexão para analisarmos o quanto ainda temos que falar sobre a valorização da mulher".

"Ainda somos reféns de governos geridos por pessoas com pensamentos retrógrados. Esse é o nosso grande passo para trás, enquanto nossos representantes não forem pessoas que prezem pela diversidade e educação, nossas lutas serão enfraquecidas", acrescentou a intérprete de Dolores.

Daphne também contou sobre o processo intenso para conseguir interpretar a personagem, em que teve que observar atentamente todo o conhecimento e lugar que as mulheres conquistaram ao longo da história. "Para mim o mais bonito da Dolores é o processo de descoberta da sua coragem. Espero que isso possa inspirar as mulheres nos dias de hoje", pontou a atriz.

daphne - Reprodução/TV - Reprodução/TV
Em "Nos Tempos do Imperador", Dolores é prometida Tonico
Imagem: Reprodução/TV

Dolores é uma personagem repleta de questões e reflexões, e a principal mensagem que ela quer passar para o público é nunca se desencorajar. E além de querer trazer esse debate para o grande público, a global também leva esse conhecimento para dentro de casa. Ela é mãe de Caetano, de quase 3 anos e comentou que aplica a desconstrução do machismo para o pequeno: "Acredito que se educa dando o exemplo, então tentamos através da minha relação com meu marido, na qual nos preocupamos em não reproduzir comportamentos machistas, ser um reflexo para a educação do nosso filho", encerrou a atriz.