Topo

Equipe de TV é agredida ao cobrir chegada de Bolsonaro ao litoral de SP

Homem ameaçou jornalistas e deu tapa na câmera de cinegrafista na noite de ontem - Reprodução/TV Tribuna
Homem ameaçou jornalistas e deu tapa na câmera de cinegrafista na noite de ontem Imagem: Reprodução/TV Tribuna

Do UOL, em São Paulo

09/10/2021 14h32Atualizada em 09/10/2021 14h32

Imagens gravadas por testemunhas registraram uma agressão contra a equipe da TV Tribuna, afiliada da Globo no litoral de São Paulo. Os jornalistas cobriam a chegada do presidente Jair Bolsonaro ao Guarujá, na noite de ontem, quando foram abordados por um homem que passou a ofender os profissionais e, em certo momento, desferiu um tapa na câmera do cinegrafista.

Em vídeo compartilhado no site da Tribuna, o agressor aparece chamando a equipe de "cambada de vagabundos", desferindo diversos palavrões e avançando contra os jornalistas, acompanhado de perto por uma mulher e uma criança, que chega a tentar segurá-lo. No registro, ele ainda ameaça a equipe dizendo que iria "tacar tiro agora" e debocha de uma testemunha, que alertava que chamaria a polícia: "chama quem vocês quiserem".

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) emitiu nota repudiando as agressões, destacando que os ataques ocorreram "no dia em que o trabalho primordial da imprensa foi reconhecido e premiado com o Prêmio Nobel da Paz".

"O SJSP considera o ataque aos jornalistas um atentado à democracia e ao direito fundamental do cidadão à informação, acompanhará o desenrolar do caso e cobrará das autoridades uma atitude enérgica contra esse tipo de agressão", diz a nota.

O caso foi levado ao diretor da Polícia Civil da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, Manoel Gatto, que declarou um boletim de ocorrência será aberto na segunda-feira (11), informou o sindicato.