A queridinha do "paitrão"

Colecionadora de desafetos, Mara Maravilha mantém contrato com o SBT e é protegida de Silvio Santos

Marcela Ribeiro João Batista da Silva/SBT
Carlos Manfredo/SBT

Protegida por Silvio Santos

Sem posição fixa no SBT, Mara Maravilha vive de seu passado de glórias e da simpatia de Silvio Santos, a quem chama de "paitrão".

Sou protegida por Deus e por Silvio Santos. Paitrão, assim que o chamo, porque ele dá conselhos, puxa a orelha, sempre com muito amor, respeito, ética e profissionalismo.

Até o nome artístico de Eliemary Silva da Silveira foi sugestão do dono do SBT, emissora com quem tem contrato (entre idas e vindas) há 13 anos e onde foi descoberta.

Concorrente direta de Xuxa, no auge das apresentadoras infantis 30 anos atrás, ela fez sucesso com o "Show Maravilha", que ficou no ar entre 1987 e 1994, e bateu recordes de audiência.

"Era a única morena reinando em meio às loirinhas, com um sotaque arretado nordestino, brasileiríssima! A audiência dobrou na segunda semana", relembra. Foi lá que Daniela Mercury se apresentou pela primeira vez em rede nacional, assim como Zezé Di Camargo e Luciano e Netinho.

Francisco Inácio/SBT Francisco Inácio/SBT
Arquivo Pessoal

Com a Rainha dos Baixinhos, ela garante, sempre se deu bem. "Sempre fui fã da Xuxa e ser concorrente ao mesmo tempo, foi uma das melhores experiência de vida que tive; ela me tratava de igual pra igual, fui no programa dela na Globo, na Argentina, ela mandava as paquitas no meu programa no SBT", recorda. "Ela me tratava de igual pra igual. Ia na casa dela, tomava banho de piscina, ela me emprestava roupas e me dava presentes", diz.

Arquivo pessoal

Rival?

Já a relação com Angélica foi abalada pelos boatos envolvendo magia negra. "Não foi legal, creio que a rivalidade era dramatizada pela mídia e nunca diretamente entre nós, mas me prejudicou muito", conta. "Ganhei todos os processos e fui muito bem remunerada pelos órgãos de comunicação que cometeram essas fakes news, que já existiam. E como sempre desejo tudo de bom pra Angélica e creio que hoje nossa história pode ser diferente e bacana."

Desafetos

Rivalidades são frequentes nas relações de Mara. O autodeclarado temperamento forte causa desentendimentos frequentes nos bastidores e problemas com colegas de elenco.

Mara prefere não falar de seus desafetos, entre eles: Lívia Andrade, Carlinhos Aguiar, Leo Dias, Solange Almeida. Recentemente, Silvio disse no "Jogo dos Pontinhos" que ela saiu do "Programa do Ratinho" porque brigou com alguém da atração. A baiana negou e fez um apelo para que Carlos Massa a chame de volta para a atração.

A assessoria de imprensa do SBT diz que a saída dela foi uma "readequação artística" e não sabe dizer se ela voltará a participar do programa.

Estrelas do "Fofocalizando", Lívia e Leo disseram que Mara teria pedido a cabeça deles no SBT. Por conta do clima pesado, ela foi retirada da equipe, em agosto no ano passado.

Agora, Mara dá expediente apenas no "Jogo dos Pontinhos", dentro do programa do Paitrão, em esquema de rodízio com outros participantes.

Por enquanto, ela não tem novidades sobre seu futuro e garante que isso não é uma preocupação. Volta e meia, ela e Lívia trocam farpas no "Programa Silvio Santos" diante do apresentador, que adora botar lenha na fogueira e aumentar a rivalidade entre as duas.

"Sou contratada para obedecer, trabalhar e oferecer o meu melhor empenho: apresento, entrevisto, represento, canto, danço. Pretendo inclusive terminar o meu curso de jornalismo, faltam só dois semestres. Não tenho ansiedade, mas manda que eu obedeço e arrebento! Porque a audiência me ama", afirma, entre risos.

Gabriel_Cardoso/SBT Gabriel_Cardoso/SBT

A boa filha à casa retorna

Silvio Santos orgulha-se em dizer que a descobriu, ainda criança, na TV Itapoan, afiliada do SBT na Bahia.

"Me lembro dela na Bahia fazendo um programa de televisão. Quando a vi, mandei vir para São Paulo. Depois, já no SBT, não tomei mais conhecimento, deixei andar. Agora, vendo a sua trajetória no seu DVD, acho genial", disse ele no "Programa Silvio Santos", exibido em janeiro de 2016, pouco tempo depois da conturbada participação na "Fazenda", na Record.

Foi a partir desse programa que Mara voltou a ser contratada pelo SBT.

Com trânsito na família Abravanel, Mara é só elogios às sucessoras do SBT.

"Vejo o Silvio Santos na Patrícia, na Rebeca, a risada, os trejeitos... É a mesma vibe. A própria Sílvia também, o Tiago Abravanel, a Renatinha, que peguei no colo. A Dona Iris é uma espécie de rainha Ester. Cintia, Dani Beirute, agora a geração dos netos, enfim, nós funcionários nos sentimos privilegiados", elogia ela, que, não à toa, tem fama de puxa-saco nos corredores da emissora.

Apesar da relação amigável, Patrícia não gostou nadinha quando a apresentadora deixou escapar que ela estava grávida pela segunda vez, antes mesmo do anúncio oficial. "Ela está uma fofoqueira expert. Fiquei brava mesmo, passei por ela e falei: 'Mara se liga'", contou a Patrícia, em tom de brincadeira, ao "TV Fama".

João Batista da Silva/SBT João Batista da Silva/SBT
Pingunoi Produções/Divulgação

Sucesso gospel

No final dos anos 90, Mara se converteu e lançou seu primeiro álbum gospel "Abra Seu Coração", que vendeu 300 mil cópias. O sucesso a fez priorizar a carreira musical, sempre voltada ao gênero religioso, a partir da década de 2000. Ela ganhou sete discos de ouro, outros sete de platina e contabiliza mais de 2 milhões de cópias vendidas.

"Amo louvar, e estou surpresa com a aceitação e retorno que as minhas playlists em plataformas de streaming têm me proporcionado. São várias denominações, Batista, Renascer, IURD, Assembleias, Quadrangular, Paz e Vida... Sou sempre respeitada e bem recebida."

Thiago Duran/AgNews

Casamento e filho

"Vamos ver até quando ele me aguenta", diz, entre risos, sobre o relacionamento com Gabriel Torres, 22 anos mais jovem. Os dois estão juntos há quatro e, noivos, pretendem agora oficializar a união. "Amor e respeito, isso é casamento! Mas temos nossos segredos." Aos 51 anos, Mara sonha com a maternidade e está em processo de adoção. "Nosso grande sonho. Com fé em Deus, logo logo Juninho estará entre nós, porque ele já nasceu em nossos corações e isso é fundamental."

Reprodução/TV Record

Mágoas do Pai

Mara não gosta de falar sobre o pai, Eliezer Silveira. Eles ficaram anos sem se falar e, em 2015, a apresentadora o reencontrou, em uma matéria exibida no "Domingo Show", da Record. "A partir desse momento, com o falecimento da minha mãe, que a gente possa estar zerando. Que não nasçam ervas daninhas", disse ela ao pai, na época. Na infância, viveu uma relação conturbada, em meio a uma disputa entre os pais pela sua guarda.

Carlos Manfredo/SBT Carlos Manfredo/SBT

Futuro

Há alguns anos Mara passou a cuidar mais da saúde, fez reeducação alimentar, não consome nada de origem animal, bebe muita água, pratica exercícios físicos e faz terapia. A apresentadora prefere não fazer muitos planos e não palpita como espera estar daqui a 10 anos.

Existe um dizer bíblico que afirma: 'O coração do homem faz planos, mas a resposta certa vem de Deus'. Quero estar saudável, próspera, amando e sendo amada, e é claro como artista em especial pelo meu público, pois ainda tenho muito a oferecer.

O que eles falam dela

Você é genial mesmo. Lembro do tempo que você saiu da Bahia e veio para São Paulo e fez uma porção de coisas no SBT, com crianças, realmente você é fabulosa

Silvio Santos, durante uma participação dela no "Programa Silvio Santos"

A gente tem muitas histórias, muita coisa pra falar. Tento me lembrar qual foi o momento que falaram que a gente tinha rixa. Queria saber de onde saiu isso. Sempre fui muito carinhosa porque ela sempre foi muito amorosa comigo

Xuxa, durante uma participação da Mara em seu programa da Record "Xuxa Meneghel" em 2016

Nunca escondi o que eu sentia. Não gosto de mentir para o público. Acho pior ir ali dar um sorrisinho e falar que gosta. Se eu não gosto, não gosto na minha vida real. Eu tenho os meus motivos e prefiro não expor, tenho até vergonha de falar

Lívia Andrade, em entrevista ao "TV Fama"

Acompanhei cada passo da sua carreira, teu sucesso meteórico, suas alegrias e tristezas, suas perdas, mas você é uma mulher brava, guerreira, que nunca deixou de lutar. Uma grande apresentadora como você não pode ficar fora do ar jamais

Celso Portiolli, em homenagem do "Fofocalizando" à Mara

Hoje eu estou muito feliz no SBT. Agora eu olho para trás e vejo o quão ruim era o clima no 'Fofocalizando'. A laranja podre foi retirada. Se aquele ambiente de trabalho voltar a existir, eu prefiro deixar o programa. Pela minha saúde mental

Leo Dias, em desabafo no Twitter

Aqui estamos nós duas no SBT, tudo passa, mas o que não passa é a nossa amizade. Tenho muito carinho por você

Christina Rocha, em homenagem exibida no "Fofocalizando" no aniversário de 50 anos no ano passado

Leia também:

Júlia Rodrigues/Divulgação

Contra a corrente

Feminista, lésbica e rejeitando título de musa, Bruna Linzmeyer fala de conquistas e haters

Ler mais
João Miguel Júnior/Globo

Big Boss

Boninho completa 35 anos de Globo em meio a crise de audiência do BBB

Ler mais
Marcus Steinmeyer/UOL

O maior fofoqueiro do Brasil

Leo Dias celebra nova fase com livro sobre Anitta e sente na pele os efeitos da profissão que o tornou famoso

Ler mais
Topo