Topo

Negros da Globo criam movimento, enquanto desigualdade persiste nas TVs

Membros do coletivo Diáspora - Arquivo pessoal
Membros do coletivo Diáspora Imagem: Arquivo pessoal

Colunista do UOL

05/05/2020 07h00

Definitivamente, a TV Globo está anos luz à frente de outras emissoras quando o assunto é inclusão social. Pouca gente sabe, mas existe um grupo de funcionários negros dentro do Grupo Globo que defende o sistema igualitário de contratação. Chamado Diáspora, o grupo surgiu há cerca de dois anos e vem crescendo de relevância e sua atuação é no conteúdo audiovisual, como Jornalismo, cinema e entretenimento. O termo diáspora define o deslocamento, normalmente forçado, de massas populacionais para regiões de acolhimento

A simples existência do Diáspora dentro da Globo mostra a liberdade que a empresa dá a tais movimentos e a intenção em evoluir na questão da igualdade racial. O grupo já tem uma página no Instagram (@coletivodiaspora) e tem entre os líderes Marcos Luca, jornalista da Globosat.

A Central Globo de Comunicação confirmou o apoio à existência do movimento:

"Há dois anos, a diretoria de Recursos Humanos da então Globosat criou um programa para trabalhar os pilares de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Diversidade com o público interno. A ideia era desenvolver ações e iniciativas para promoção de uma cultura solidária e inclusiva na empresa. Foi daí que nasceu o grupo Diáspora, com participantes de áreas diversas da empresa e lideranças eleitas pelos próprios colaboradores. Assim como outros grupos, esse realiza encontros mensais, promovendo diálogos, treinamentos, workshops, eventos e rodas de conversa sobre diversidade e inclusão, em paralelo a outras iniciativas do RH. Com a integração das empresas em janeiro desse ano, estão em andamento estudos para a integração e ampliação de diferentes iniciativas com o mesmo objetivo na Globo".

Em um rápido levantamento da Coluna do Leo Dias junto às assessorias de imprensa das emissoras de TVs, a desigualdade racial é gritante nas TVs abertas. Perguntamos a todas: quantos negros aparecem no vídeo em âmbito nacional? Veja as respostas:

A Globo afirmou ser muito difícil calcular neste momento, mas esta questão faz parte da premissa da existência da emissora.

Na Band, há apenas dois negros na tela em rede nacional.

A RedeTV lembra ter sido a primeira TV a ter uma dupla de apresentadores de telejornal, negros, diz que atualmente, além de Netinho de Paula, e afirmam apresentar diariamente o programa "Trace Trends", que apresenta tendências da cultura negra e urbana.

O SBT calcula em pouco mais de 30, basicamente todos do setor de dramaturgia.

A Record não se manifestou.

Blog do Leo Dias