Topo

Ricardo Feltrin

Globo sobre Danni Suzuki: critério de escalação em novelas é técnico

Danni Suzuki  - Reprodução/Instagram
Danni Suzuki Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

31/08/2020 15h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em nota enviada a esta coluna nesta segunda-feira (31), a Globo, por meio de sua Central de Comunicação, disse desconhecer as informações prestadas pela atriz Danielle Suzuki em entrevista ao canal da também atriz Bruna Aiiso no YouTube, em junho.

Na entrevista Suzuki afirma que foi excluída de dois papéis diferentes em "Sol Nascente", em 2016: o de protagonista, originalmente (Alice Tanaka); e de uma prima da protagonista logo depois (Yumi).

No primeiro papel Suzuki foi substituída por Giovanna Antonelli, mulher do diretor da trama, Leonardo Nogueira.

A entrevista foi feita cerca de 11 semanas atrás, mas viralizou neste domingo (30) após uma postagem no Twitter.

Segundo a atriz de ascendência asiática, a alegação para tirá-la do segundo papel (prima de Antonelli) foi que ela seria "velha demais" (na história, que foi modificada antes da estreia, Antonelli interpreta Alice, uma brasileira adotada por uma família de orientais; o papel originalmente seria para Suzuki).

Na vida real, porém, Danni, 42 anos, é mais nova que Giovanna, 44 anos.

"Walter Negrão (autor) escreveu e construiu o papel em cima da minha vida real", conta Danni na entrevista a Bruna.

Ela disse também estranhar a falta de atores e atrizes orientais nas tramas da Globo.

"Isso é por falta de ator? Não é, porque tá cheio de gente boa (asiática) aí", disse.

Disse ainda: "O diretor (Leonardo Nogueira) disse que eu estava velha para ser a prima da Giovanna. Aí ele falou que estava escrevendo (o que seria ) o terceiro personagem pra mim, e aí eu falei: Quer saber? Deixa. Não quero fazer a novela, deixa pra lá. Não tem espaço pra mim nessa história".

Nogueira é marido de Antonelli desde 2009.

Danni declarou que após o caso decidiu deixar a Globo e buscar outros rumos na carreira.

À coluna, a Globo disse desconhecer os fatos narrados por Suzuki e afirmou que os critérios de escalação em novelas não são de apenas uma pessoa, mas uma equipe. E que isso obedece a critérios técnicos e artísticos:

"Desconhecemos as informações prestadas. Os critérios de escalação das obras da Globo são técnicos e artísticos. São avaliados vários aspectos, como adequação ao perfil do personagem, disponibilidade do elenco, composição total do casting, dentre outros.

E essa decisão não cabe apenas a um profissional e sim a um time, composto por autor, diretores e diretoria de Entretenimento da empresa. Assinado: Central Globo de Comunicação."

Em post ontem em redes sociais, Giovanna Antonelli também se mostrou revoltada com a inclusão de seu nome na história.

"Jamais disputei ou troquei papel com esta atriz, na minha carreira. Colocar meu nome nesta situação é vergonhoso", desabafou.

A entrevista da atriz e agora diretora Danni Suzuki está na primeira temporada da live "Brasileiros com Bruna Aiiso", que está disponível no IGTV e no canal de Bruna no YouTube.

Nessa série a também atriz Bruna entrevista artistas brasileiros com ascendência asiática. Já foram entrevistados 42 artistas de diversas áreas.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops