Topo

Luis Roberto diz que abraçou Sidão e questionou votação pela internet

O narrador esportivo Luis Roberto, da Globo, na transmissão de Santos x Vasco pelo Campeonato Brasileiro - Reprodução/TV Globo
O narrador esportivo Luis Roberto, da Globo, na transmissão de Santos x Vasco pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Reprodução/TV Globo

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

13/05/2019 14h30

O narrador Luis Roberto revelou ter encontrado o goleiro Sidão após ele ser eleito pelo público "Craque do Jogo" na partida em que falhou na derrota do seu time, Vasco, para o Santos por 3 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. A entrega do troféu, ao vivo, deixou o atleta e a repórter Julia Guimarães visivelmente constrangidos e provocou críticas que fizeram a Globo pedir desculpas.

Em entrevista ao programa "Timeline Gaúcha", da rádio Gaúcha, na manhã de hoje, Luis Roberto detalhou como foi o encontro com Sidão na noite anterior. O narrador disse ter abraçado o jogador e se desculpado em nome de toda a equipe de transmissão da partida.

"Depois do jogo, eu me encontrei com o Sidão no aeroporto, dei um abraço nele. Falei com ele, pedi desculpas em meu nome, em nome do Casagrande, do Roger, da Julia Guimarães, do Cássio Barco. Éramos nós que estávamos na transmissão. Este é um processo que envolve um grupo todo. Mas já tínhamos estabelecido algumas discussões com nossa equipe, com nossos executivos, e aí chegaram à conclusão de mudar de novo o perfil do troféu e pedir desculpas formalmente ao Sidão para tentar diminuir um pouco esse constrangimento a que ele foi submetido ontem, ao fim do jogo", falou o narrador.

Durante a conversa com os apresentadores Luciano Potter e Kelly Matos, Luis Roberto ainda admitiu ter questionado a participação do público no "Craque do Jogo", quando o departamento digital da Globo teve a ideia de incluir a internet na votação.

"Quando a história do 'Craque do Jogo' surgiu, há alguns meses, os executivos da vez determinaram que os comentaristas escolhiam dois de cada time e a votação era aberta nos últimos 15 minutos. Mas o pessoal achava que 15 minutos era muito pouco, que a interação merecia o tempo inteiro. Chegamos a ponderar que não dá para escolher craque no começo do jogo, mas enfim, foi a escolha do digital deixar isso aberto, como deve ser na internet, um território absolutamente livre", contou.

Sidão, goleiro do Vasco, recebeu o troféu "Craque do Jogo" após ter falhado contra o Santos - reprodução/TV Globo - reprodução/TV Globo
Sidão, goleiro do Vasco, recebeu o troféu "Craque do Jogo" após ter falhado contra o Santos
Imagem: reprodução/TV Globo

O narrador, que também se pronunciou pela internet, sinalizou arrependimento pelo "climão" ao vivo: "Para cumprir, digamos assim, o protocolo naquele momento, naquela coisa que decide na hora, as pessoas que tomam as suas decisões entenderam que 'beleza, entregue o troféu para ele dizendo a galera escolheu você, paciência, a votação nesse momento é soberana do povo, está aqui esse troféu'. Foi realmente constrangedor".

Luis Roberto explicou a nova regra de eleição do "Craque do Jogo", que devolve o voto dos comentaristas, não dá poder soberano ao público e inibe sabotagens como a que ocorreu com Sidão. Casagrande, por exemplo, chamou o troféu de "ridículo".

"São três votos, o da torcida e dos dois comentaristas. Se por acaso o jogo estiver sendo feito com um comentarista, o narrador dá o outro voto. A tendência é que seja tecnicamente escolhido o melhor em campo. De duas uma: ou a galera passa a escolher pra valer, aí o voto dela pode ser decisivo mesmo, ou continua tirando onda, brincando, dando seu voto de protesto, de manifestação, e aí não adianta, é livre, as pessoas têm liberdade para fazer o que bem entenderem, é assim que funciona a internet", afirmou.