Topo

Chapelin se despede do Globo Repórter e passa comando para Sandra e Gloria

Sérgio Chapelin deixa Globo após 46 anos - Reprodução/Twitter
Sérgio Chapelin deixa Globo após 46 anos
Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

27/09/2019 23h16

Sérgio Chapelin se despediu do "Globo Repórter", na noite de hoje, e passou o bastão para as jornalistas Sandra Annenberg e Gloria Maria, que irão substitui-lo no comando do programa a partir de agora. O veterano anunciou que vai se aposentar após 46 anos de emissora.

"E foi com este programa que apresentei e narrei o meu último 'Globo Repórter'. A partir da próxima semana, são as jornalistas Sandra Annenberg e Gloria Maria, que vão levar o mundo para dentro da casa de vocês", iniciou ele, aos 78 anos, em uma despedida marcada por emoção. "É uma honra receber o programa de você", disse Sandra, ao lado de Gloria Maria.

O programa também dedicou uma retrospectiva dos melhores momentos de Chapelin ao longo dos 26 anos de "Globo Repórter" —em três fases diferentes.

Na volta do VT, Sandra Annenberg elogiou a "trajetória linda" e perguntou a ele: "E aí, Sérgio, quais são os seus planos?" Chapelin respondeu bem-humorado. "Agora é momento de pensar, relaxar, experimentar aquela liberdade total. Acho que todo mundo pensa nisso. E, quem sabe, viajar. Até porque só a Gloria Maria viaja", afirmou, fazendo referência à fama de sua colega.

Chapelin estreou no "Jornal Hoje" em 1972 e, pouco tempo depois, já estava apresentando o "Jornal Nacional". Ele também participou da estreia do "Fantástico" em 1973, e foi o primeiro apresentador do "Globo Repórter", programa do qual esteve à frente em três fases diferentes —nos anos 70, 80 e, mais recentemente, em 1996, de onde não saiu mais.

Sandra Annenberg deixou a bancada do "Jornal Hoje". "Quando comecei no jornalismo da Globo, em 1991, fui a primeira apresentadora do tempo do 'Jornal Nacional' e era chamada toda noite pelo Sérgio e pelo Cid Moreira. Ele é uma inspiração e me sinto honrada. Na verdade, o Sérgio é insubstituível. A voz dele ficará para sempre ecoando nos nossos ouvidos", elogiou Sandra, ao jornal "Extra".

Maju Coutinho, por sua vez, irá assumir o comando do "Jornal Hoje" no lugar de Sandra a partir da próxima segunda-feira (30). As mudanças foram anunciadas através de comunicado oficial da Globo no início de agosto.

"Saio com sensação de dever cumprido"

Chapelin afirmou ainda que deixa a Globo "com a sensação de dever cumprido", em declaração reproduzida pelo jornal Extra, do Grupo Globo.

"Estive na maior parte dessa história primorosa do 'Globo repórter', e isso me deixa muito feliz. Da primeira fase do programa, mais documental, passando pela fase em que éramos mais factuais, até o momento atual, quando falamos sobre todos os assuntos. Saio com a sensação de dever cumprido", disse ele.

Nas redes sociais, internautas se despediram do veterano.