Topo

Brasileira que esteve no Big Brother Itália vive pânico: 'Estou reclusa'

Fabiana Britto fez uma participação no "Big Brother" da Itália - Reprodução/Instagram
Fabiana Britto fez uma participação no 'Big Brother' da Itália Imagem: Reprodução/Instagram

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

11/03/2020 04h00

A brasileira Fabiana Britto, que vive na Itália, mudou de opinião após posar nua apenas de máscara para protestar contra o alarmismo pela surto de coronavírus no país. Ao fim do mês passado, quando fez o post polêmico, ela afirma em entrevista ao UOL que a situação era completamente diferente daquela enfrentada atualmente.

"Naquele momento, o governo tinha pedido na televisão que as pessoas parassem de alarmismo. E eu resolvi fazer aquela foto artística chamando atenção dos italianos para saírem às ruas e a terem contato uns com os outros. E funcionou. Repercutiu muito, tanto na Itália quanto no Brasil", afirma.

Agora, entretanto, ela diz que não sai às ruas há dois dias e relata momentos de muita tensão. O governo italiano decretou quarentena no país e impôs uma série de restrições para tentar conter a epidemia.

"Estou muito assustada. Escolas, academias, restaurantes estão fechados. A cada dia que passa aumenta o número de infectados. Os hospitais estão cheios. Não tem médicos e enfermeiros para a quantidade de infectados. O governo italiano está desesperado e não sabe como controlar a situação. A Itália está isolada, você não pode sair de uma cidade para outra. Está um horror", afirma.

Ela afirma que a região onde mora, na Lombardia, é foco de coronavírus — o que só faz aumentar a preocupação: "Estou morrendo de medo, quando saio é de máscara e uso luvas. Está muito complicado".

Fabiana Britto mora há sete anos na Itália e participa de um programa de TV no país - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Fabiana Britto mora há sete anos na Itália e participa de um programa de TV no país
Imagem: Reprodução/Instagram
"O vírus afetou minha rotina completamente. Hoje eu tinha que trabalhar e foi suspenso. Estou reclusa em casa sem sair para nada. As únicas coisas que estão abertas são farmácia e supermercado. Quando o decreto da quarentena foi feito, no domingo, todo mundo correu para os supermercados. Tivemos que fazer uma compra grande para nos abastecer por uma semana em casa. Não quero sair de casa e me arriscar a pegar esse vírus. Estou mal e nunca imaginei que vivendo Itália sofreria essa prisão domiciliar por causa desse vírus", lamenta.

Outra mudança de planos foi o cancelamento de uma viagem para a Espanha, que estava programada para esta semana: "O voo foi cancelado. Também diminuíram a quantidade de trens justamente para usar só por necessidade. Está uma coisa de louco".

Fabiana vive há sete anos no país e chegou a fazer uma pequena participação no "Big Brother" italiano. Atualmente, ela trabalha como comentarista de um programa de TV. Depois de posar nua, de máscara, Fabiana diz que a reação foi imediata, mas ela reclama das críticas de internautas de seu país de origem.

"O Brasil acaba de ter um caso ou outro e de sair do Carnaval. Aqui já estávamos de quarentena. Os brasileiros não são obrigados a entender a politica da Itália, mas eu sabia o que estava acontecendo naquele momento. Já estávamos sofrendo muito e as coisas não estavam tão claras", afirma.