Topo

CNN Brasil: saiba programação, apresentadores e quem está por trás do canal

Time de Âncoras da CNN Brasil - Colaboração para o UOL
Time de Âncoras da CNN Brasil Imagem: Colaboração para o UOL

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

15/03/2020 04h00

A CNN Brasil começa hoje (15) a ser transmitida aos assinantes da TV fechada. Foram 14 meses de implantação do canal de notícias no país, que movimentou o mercado com contratações de apresentadores e repórteres, planejamento da grade de programação e instalação das três sedes nacionais, sendo a principal na Avenida Paulista, em São Paulo.

A chegada ao Brasil acontece em um ano importante para a CNN, a abreviação de Cable News Network: O canal comemora 40 anos em 2020 e com presença em mais de 200 países, sendo a cidade de origem Atlanta, nos Estados Unidos.

A seguir, saiba tudo sobre a chegada da CNN Brasil:

Qual o canal da CNN Brasil

A CNN Brasil poderá ser sintonizada pelo canal 577 das seguintes operadoras de TV por assinatura: Claro/Net, Sky, Oi e Vivo.

Que horas começa e o programa de estreia

A programação da CNN Brasil começa oficialmente a ser transmitida pela TV às 20h, deste domingo (15), do horário de Brasília. O programa de estreia será o "CNN no Ar", uma revista eletrônica com entrevistas, reportagens especiais e investigativas, que reunirá todos os principais âncoras da emissora. Esta edição especial do programa será exibida direto da sede na Avenida Paulista.

Em seguida, o canal transmite o debate do Partido Democrata entre Joe Biden e Bernie Sanders direto do Arizona, nos Estados Unidos.

O que ex-globais vão fazer na CNN Brasil

Evaristo Costa comemora a chegada à CNN Brasil - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Evaristo Costa comemora a chegada à CNN Brasil
Imagem: Reprodução/Instagram
A CNN Brasil atraiu nomes com apelo popular e de credibilidade para o seu casting, sendo que alguns destes profissionais pediram demissão de suas antigas emissoras para trabalhar no canal e outros estavam sem vínculos empregatícios.

Evaristo Costa, ex-apresentador do "Jornal Hoje", que pediu demissão da Globo para se aposentar, comandará aos domingos, na faixa noturna, o programa "CNN Séries Originais", com documentários exclusivos e produções terceirizadas, tanto nacionais quanto estrangeiras. O jornalista se mudou para Londres, na Inglaterra, e é de lá que o programa será apresentado.

Monalisa Perrone trocou as madrugadas do "Hora 1" pela bancada do "Expresso CNN", com enfoque em temas da política e economia. O telejornal será diário, no horário nobre. Às vésperas da estreia do canal, uma mudança: Carol Nogueira, ex-contratada da Band News TV, passa a dividir a bancada com Monalisa no lugar de Daniela Lima, que trabalhou na Folha de S. Paulo e no "Roda Vida", da TV Cultura, e que fará participações neste e em outros telejornais.

Monalisa Perrone e Daniela Lima na bancada do 'Expresso CNN' - Divulgação CNN/Spokesman - Divulgação CNN/Spokesman
Monalisa Perrone e Daniela Lima na bancada do 'Expresso CNN'
Imagem: Divulgação CNN/Spokesman

William Waack foi dispensado da Globo depois de um comentário considerado racista no "Jornal da Globo". Ele apresentará o "Jornal da CNN", o principal noticiário do canal, colado ao "Expresso CNN", de segunda a sexta-feira. Para o programa de estreia, Waack gravou entrevistas com Davi Alcolumbre (presidente do Senado) e Rodrigo Maia (presidente da Câmara) na sede da CNN em São Paulo.

William Waack apresentará o 'Jornal da CNN', de segunda à sexta - Divulgação  - Divulgação
William Waack apresentará o 'Jornal da CNN', de segunda à sexta
Imagem: Divulgação

Phelipe Siani e Mari Palma saíram da Globo para assumir um novo desafio profissional. O casal dividirá o telejornal "Live CNN", das 10h às 13h, que tem como proposta uma linguagem mais leve e a abordagem de assuntos de comportamento, tecnologia e do universo pop.

Quem está por trás da CNN Brasil

Douglas Tavolaro - Divulgação/CNN Brasil - Divulgação/CNN Brasil
Douglas Tavolaro é o CEO da CNN Brasil
Imagem: Divulgação/CNN Brasil

CNN chega ao Brasil licenciada pela gigante americana Turner International. O canal será comandado pelo jornalista Douglas Tavolaro, o CEO da empresa, e o empresário Rubens Menin, o sócio investidor. Tavolaro era vice-presidente de jornalismo da Record TV e é co-autor da biografia do bispo Edir Macedo, "Nada a Perder". .

Menin é o presidente da construtora MRV Engenharia e fundador do Banco Inter. É dono de uma fortuna estimada em US$ 1,7 bilhão, segundo informações da revista "Forbes". No evento de lançamento da CNN Brasil, na semana passada, Tavolaro falou sobre a linha editorial do canal: "Não seremos de esquerda nem de direita. Nosso negócio é o jornalismo isento".

Quem serão os correspondentes internacionais

Diego Rezende, filho de Marcelo Rezende, é o correspondente da CNN Brasil na Argentina - CNN Brasil/Spokesman - CNN Brasil/Spokesman
Diego Rezende, filho de Marcelo Rezende, é o correspondente da CNN Brasil na Argentina
Imagem: CNN Brasil/Spokesman

Além da presença nas sedes nacionais com repórteres distribuídos por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a CNN Brasil contará com o apoio de correspondentes internacionais. São eles: Luíza Duarte (Nova York), Núria Saldanha (Washington), Denise Odorissi (Londres) e Diego Rezende (Buenos Aires), este último filho do apresentador Marcelo Rezende (1951-2017).

A grade completa de programação

A CNN planeja uma programação ao vivo por 17 horas e 30 minutos, além de boletins na madrugada, segundo escreveu o colunista Mauricio Stycer, do UOL. Abaixo, veja os horários das atrações:

6h às 7h: Agora CNN - Com Taís Lopes

7h às 10h: Novo Dia - Com Reinaldo Gottino e Taís Lopes

10h às 13h: Live CNN - Com Phelipe Siani e Mari Palma

13h às 16h: Visão CNN - Com Luciana Barreto e Cassius Zeillmann

16h às 18h30: CNN 360 - Com Reinaldo Gottino e Carol Nogueira

18h30 às 21h30: Expresso CNN - Com Monalisa Perrone e Daniela Lima

21h30 às 23h: Jornal da CNN - Com Willian Waack

23h às 23h55: Realidade CNN - - Apresentador ainda não definido

23h55 à 0h: Newsroom - com Elisa Veeck

0h à 1h06: programa com Christiane Amanpour

1h06 às 4h06: Expresso CNN (reprise)

4h06 às 4h16: Newsroom - com Elisa Veeck

4h16 às 5h46: Jornal da CNN (reprise)

5h46 às 6h: Newsroom