Topo

Thelma é alvo de comentários criminosos durante live: 'Racismo estrutural'

Thelma Assis em live no Instagram - Reprodução/Instagram
Thelma Assis em live no Instagram Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/05/2020 22h29

Thelma Assis — médica e vencedora do BBB 20 — é constantemente alvo de comentários de cunho racista durante lives feitas no Instagram. E hoje isso novamente voltou a ocorrer.

O assunto foi abordado enquanto ela era entrevistada pela jornalista Luanda Vieira, editora de moda da Glamour. Na transmissão ao vivo, as duas, que são negras, começaram a receber comentários ofensivos, e precisaram parar a conversa para comentar a situação.

"Tem acontecido em todas as minhas lives", lamentou Thelma, que pediu aos espectadores para denunciar os comentários criminosos. "Queria pedir licença para as pessoas que estão nos assistindo para denunciar os comentários racistas. Estamos aqui falando de racismo estrutural e ainda tem gente que tem coragem de colocar comentários racistas numa live tão importante como a nossa", disse ela.

Em seguida, reforçou o pedido. "Então quem gosta da gente e está aqui de maneira respeitosa por favor, denunciem. Tem acontecido em todas as minhas lives e mostra que realmente, sim, vivemos em um país racista", disse a médica.

Em pouco tempo, Thelma recebeu apoio no Twitter com a tag "Thelma Merece Respeito". Companheira da médica no reality show, Gabi Martins também saiu em defesa da campeã. "E eu vou continuar lutando por respeito. Por ela e por todas! A Thelminha nos representa. Obrigada por ser do jeitinho que você é", comentou na mesma rede social.

Após o encerramento da live, Thelma agradeceu o apoio recebido. "Duas mulheres pretas falando sobre representatividade, superação e principalmente sobre a importância de atitudes antirracistas. Muito obrigada pela tag de apoio, me emocionei", afirmou.