Topo

Ricco: no jornalismo do SBT, Silvio Santos choca, mas não surpreende

Silvio Santos decidiu tirar telejornal do ar no SBT - Reprodução/SBT
Silvio Santos decidiu tirar telejornal do ar no SBT Imagem: Reprodução/SBT

Do UOL, em São Paulo

27/05/2020 04h00

No último sábado (23), Silvio Santos cancelou a exibição do "SBT Brasil", um fato inédito nos 15 anos do telejornal. Há muitas versões sobre o que levou o dono da emissora a tomar uma medida tão drástica, mas relatos indicam que houve motivação política no episódio.

No podcast UOL Vê TV #29, Chico Barney, Débora Miranda, Flávio Ricco e Mauricio Stycer comentam a decisão e suas consequências para o canal. Na sexta-feira, o telejornal fez uma reportagem mostrando um resumo do vídeo da reunião ministerial do governo Bolsonaro, divulgado após autorização do STF.

A reportagem mostra vários trechos em que o presidente fala, em meio a palavrões, da sua intenção de interferir em órgãos de segurança e exibe também as falas mais polêmicas e grosseiras de alguns ministros. O programa exibiria no sábado a repercussão da reunião, mas ela foi tirada da pauta por Silvio Santos, que decidiu exibir "Triturando" em seu lugar (disponível no vídeo a partir de 01:50).

Para Flávio Ricco, o SBT cometeu uma falta grave no sábado por não ter atendido às duas horas previstas de conteúdo jornalístico. "Silvio Santos pode ser punido por isso", diz o colunista. "No que diz respeito ao jornalismo no SBT, Silvio Santos choca, mas não me surpreende."

"As movimentações confirmam o quanto a emissora caminha para a irrelevância total", diz Chico Barney. "A história não vai ser simpática a esse momento do SBT. O trabalho de muita gente talentosa vai virar nota de rodapé." (No vídeo a partir de 09:00)

"Hoje quem atrapalha o SBT é o Silvio Santos", completa Ricco. "Ele está muito presente como diretor da emissora e as decisões nunca foram muito acertadas. Faz trocas inúteis, como 'Fofocalizando' por 'Triturando', aposta em luta livre, o que não dá resultado nenhum, e agora a decisão de tirar o telejornal do ar. São atitudes que qualquer outro diretor de TV não teria."

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo. Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar -no computador, no smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts.