Topo

Heraldo Pereira se emociona ao discutir racismo: "Não podemos nos dividir"

Heraldo Pereira, da GloboNews (Reprodução) - Reprodução / Internet
Heraldo Pereira, da GloboNews (Reprodução) Imagem: Reprodução / Internet

Do UOL, em São Paulo

03/06/2020 23h28

O apresentador Heraldo Pereira se emocionou ao discutir a questão racial no Brasil, durante edição histórica do programa "Em Pauta", da GloboNews, que reuniu apenas jornalistas negros, na noite de hoje.

"...de um país tão importante que nós temos, e que não podemos nos dividir em relação à questão racial, porque não existem raças. Somos só um povo. O que eu aprendi nesses anos de caminhada jornalística, para chegar a esse momento, para discutir a questão racial, é que as empresas, os organismos, as instituições, precisam ter um olhar para os negros também no Brasil. A população não negra precisa ter um olhar em relação ao negro. Com trabalho, com estudo, nós vamos construir uma nação... me desculpem", disse ele, visivelmente emocionado. (Assista ao vídeo abaixo)

A GloboNews escalou hoje uma equipe de jornalistas negros para discutir o racismo no programa "Em Pauta". A decisão é uma resposta às críticas que o canal recebeu ontem, ao abordar o tema com um painel composto apenas por profissionais brancos.

A apresentação foi conduzida por Heraldo Pereira, enquanto o debate contou com cinco mulheres do Grupo Globo: Maria Júlia Coutinho, Zileide Silva, Aline Midlej, Flávia Oliveira e Lilian Ribeiro. Zileide e Flávia foram anunciadas ainda como comentaristas fixas do programa.

Desde o final de maio, o programa tem abordado manifestações antirracistas em todo o mundo. No início da edição de hoje, o jornalista Marcelo Cosme citou o programa da véspera, e reconheceu o erro do canal na escalação dos jornalistas.

"O 'Em Pauta' é o programa em que as manifestações têm ficado maiores. Os jornalistas que dividiram comigo a cobertura ontem, todos experientes e de alto nível profissional, eram todos brancos. Eu estaria mentindo se dissesse que foi um acidente", disse.

"A Globo tem a diversidade como um valor e se orgulha dos profissionais negros que tem, em frente às câmeras e por trás delas. Profissionais de altíssimo nível, que comandam alguns a apresentação de telejornais, aqui na GloboNews e também na TV Globo. E busca, e continuará buscando, ampliar essa diversidade. Mas, por razões históricas e estruturais de nossa sociedade, também na Globo os colegas negros não são tantos quantos desejados."