Topo

Débora: 'CNN comete erro grave quando seleciona pessoas para um debate'

O âncora Rafael Columbro e a repórter Marcela Rahal, na CNN Brasil - Reprodução/CNN Brasil
O âncora Rafael Columbro e a repórter Marcela Rahal, na CNN Brasil Imagem: Reprodução/CNN Brasil

Do UOL, em São Paulo

14/06/2020 04h00

No início da semana passada a CNN produziu uma reportagem sobre os Antifas, um grupo organizado de antifascistas que entrou em confronto com apoiadores do Governo e com a Polícia Militar de São Paulo durante uma manifestação na capital paulista. A emissora decidiu ouvir também Eduardo Fauzi, que se diz integralista e ficou conhecido por atacar a sede do canal Porta dos Fundos, no Rio de Janeiro.

No podcast UOL Vê TV #31, Chico Barney, Débora Miranda e Mauricio Stycer comentam a postura da emissora quanto à escolha dos participantes ao debater os temas que movimentaram o país. "A CNN está cometendo um erro grave quando seleciona pessoas para um debate ou qualquer confronto de ideias", diz a editora do UOL TV e Famosos (no vídeo a partir de 50:19).

"Não vou entrar no mérito da reportagem em si, mas Eduardo Fauzi, que atacou a sede do Porta dos Fundos com coquetel molotov e está foragido da Justiça, não é alguém que teria a acrescentar em um debate saudável de ideias", acrescenta Débora, que elegeu o fato como um dos Piores da Semana no podcast.

Para Débora, é importante ouvir os dois lados. "Ouvir ideias diferentes e colocar um debate saudável no ar é essencial, mas está havendo uma confusão no conceito na hora de escolher as pessoas que vão se contrapor em ideias. Esse foi o ponto máximo de que passou dos limites."

Ela lembra que o podcast já havia criticado o fato de que nas reportagens da CNN a direita tem sido representada por extremistas. "Isso está indo cada vez mais longe, até chegar ao ponto de achar que uma pessoa que pode discutir antifascismo é um cara que cometeu um crime. Ele incendiou a sede de uma empresa de entretenimento por não concordar com o tipo de humor feito ali. É inadmissível."

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo. Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar -no computador, no smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts.