Topo

Juma criança de 'Pantanal' lembra filmagens: 'Atores andavam com facão'

Shirley Canoletti (à esq.) com Cássia Kiss em cena de "Pantanal" - Reprodução
Shirley Canoletti (à esq.) com Cássia Kiss em cena de 'Pantanal' Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/09/2020 15h27

Shirley Canoletti pode não ser a primeira pessoa em quem o público pensa quando se fala em Juma Marruá — mas, por 12 capítulos de "Pantanal", ela foi a intérprete da versão mirim da personagem, antes de passar o bastão para Cristiana Oliveira.

Ela falou ao Extra sobre as gravações e revelou que seu marido, Edgar, até mandou uma foto da filha, Isadora, para a Globo quando ficou sabendo do remake. "Ela é igual a mim na época que fiz a novela", contou.

Shirley Canoletti (ao fundo) com o marido, Edgar, e os filhos, Isadora e Cauê - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Shirley Canoletti (ao fundo) com o marido, Edgar, e os filhos, Isadora e Cauê
Imagem: Reprodução/Facebook

No meio dos adultos

Shirley atualmente trabalha como nutricionista e vive em Teresina, no Piauí, com o marido e os dois filhos — além de Isadora, de oito anos, o casal tem Cauê, de seis. Na entrevista, ela lembrou das filmagens com carinho, mas disse que era a única criança no set.

"Não tinha criança para brincar e eu fiquei muito agarrada ao Claudio Marzo [Velho do Rio] e à Cássia Kiss [Maria Marruá], já que minhas cenas eram todas com eles. [...] Tinha até uma baladinha toda sexta-feira deles lá na fazenda, e eu ficava no meio. A única criança da história", contou.

Perigos

Em 1990, quando "Pantanal" foi produzida, a região afastada onde rolaram as gravações ainda era considerada perigosa. "Os próprios atores andavam com facões para se defender. Sempre tinha a história de uma onça que comeu o cachorro na hora do café da manhã", disse Shirley.

Ela ainda fez piada sobre o medo que sentia de nadar no rio. "Diziam que não era para nos preocuparmos, porque os jacarés não nos fariam mal se não fizéssemos a eles. [...] Imagina uma menina vinda de São Paulo, com medo de lagartixa, encontrar jacaré!", brincou.