Topo

Christina Ricci relata agressões do ex-marido e consegue ordem de restrição

24.02.2019 - Christina Ricci e o ex-marido James Heerdegen - Jamie McCarthy / Getty Images para EJAF
24.02.2019 - Christina Ricci e o ex-marido James Heerdegen Imagem: Jamie McCarthy / Getty Images para EJAF

Do UOL, em São Paulo

21/01/2021 09h10

A atriz Christina Ricci, conhecida pelo papel de Vandinha nos filmes de "A Família Addams" dos anos 1990, revelou detalhes do abuso que alega ter sofrido pelas mãos do ex-marido, James Heerdegen, em documentos obtidos pela revista People.

Com estes relatos, a atriz conseguiu que um juiz aprovasse ordem de restrição definitiva contra Heerdegen, seis meses depois de pedir o divórcio e conseguir uma medida protetiva emergencial. Os dois foram casados entre 2013 e 2020.

Pela nova ordem de restrição, Heerdegen não poderá chegar a menos de 90 metros de Ricci, além de ter perdido o direito de visitar o filho do casal. O documento ainda especifica que Heerdegen não pode se aproximar do cachorro de estimação da família.

Lockdown

De acordo com Ricci, o período de isolamento ditado pelo coronavírus surgiu pouco depois de ela ter dito a Heerdegen que queria o divórcio, o que piorou a situação para ela e para o filho dos dois, Freddie (de seis anos).

Eu me vi presa em casa com um homem que abusava de mim física e emocionalmente, e que agora sabia que eu queria acabar com o casamento. Ele se focava em me aterrorizar 24 horas por dia. Eu tinha medo de dormir à noite."
Christina Ricci sobre lockdown com marido abusivo

As agressões se agravaram aos poucos, até que, em junho, o ex-marido de Ricci a surpreendeu tentando ligar para o número da emergência. "Ele me seguiu pela casa, agarrou os meus pulsos, me arrastou e me jogou na lareira externa que temos no nosso quintal", relatou.

A atriz diz que o seu quadril foi gravemente prejudicado pelo incidente, causando dores a ela até hoje. Em outro incidente, Heerdegen teria gritado com Ricci, jogado café quente nela e até atirado uma cadeira em sua direção — tudo na frente do filho.

Depois do divórcio

Os documentos obtidos pela People ainda alegam que, depois do início do processo de divórcio, em junho, Heerdegen continuou perseguindo a atriz. "Ele se tornou cada vez mais errático e hostil, me mandando mensagens, ameaçando falar mal de mim na imprensa", contou ela.

De acordo com Ricci, o ex-marido também já ameaçou sequestrar o pequeno Freddie e liberar áudios e vídeos privados do casal, gravados durante o casamento. A atriz pediu, no seu processo, para o juiz proibir o lançamento de tais gravações.