Topo

Sasha desabafa sobre pressão estética: 'Li que parecia um Trakinas'

Sasha disse ainda que lutou para se dissociar da imagem da mãe, mas que hoje aprendeu a lidar com fama - Cleiby Trevisan/Divulgação
Sasha disse ainda que lutou para se dissociar da imagem da mãe, mas que hoje aprendeu a lidar com fama Imagem: Cleiby Trevisan/Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/02/2021 13h20Atualizada em 08/02/2021 13h22

Sasha Meneghel, filha única de Xuxa, nasceu sob os holofotes. E a jovem de 22 anos confessa que crescer sob a sombra da mãe, a "rainha dos baixinhos", exerceu uma pressão negativa em sua vida durante muito tempo.

Formada em moda pela renomada escola Parsons, de Nova York, ela diz ter superado a fase de negação sobre quem é para conseguir tirar o melhor proveito de ser filha de Xuxa. Apesar de ter se desiludido com a graduação, Sasha pretende investir em uma linha de roupas sustentável, e afirma lidar melhor com as críticas da mídia, após sofrer com comentários sobre sua vida e aparência.

"Já fui muito presa à ideia de que precisava me desassociar da minha mãe para que conseguissem me enxergar. Hoje não vejo assim. Só quero que me chamem para trabalhar, por exemplo, pelos motivos certos, e que me enxerguem por quem eu sou, não por quem minha mãe é", explicou Sasha em entrevista à revista Glamour.

"Tive muito e amadurecer nesse meio não foi fácil nesse sentido. Achava que precisava sempre estar melhor, mas não caibo na caixinha que criaram para mim. Minha mãe foi modelo, então havia essa expectativa sobre quem eu seria. Cresci achando que meu rosto era muito grande...Eu tinha 12 anos quando vi na internet que parecia um biscoito Trakinas. Ler isso com aquela idade mexeu demais comigo", confessou a jovem ao ser questionada sobre suas escolhas na carreira.

Apesar de minimizar o impacto dessas questões em sua atual personalidade, Sasha confessa que ainda não sabe se realmente conseguiu superar todas as críticas a seu respeito, confessando que já chegou a treinar ângulos e poses para disfarçar os defeitos apontados.

"Fazia de tudo para minimizar, sorria olhando para baixo, evitava levantar muito a cabeça. Nem sei se passou. É difícil, mas todos precisamos ajudar a mudar essa cultura. Não existe um só jeito de como a mulher deve ser, do que nos fazem acreditar que são falhas e que são só coisas normais, quem somos", argumentou.

De volta ao Brasil desde o início da pandemia, após mais de três anos com base em Nova York, Sasha confessa que sua ida ao exterior mudou sua perspectiva sobre a vida, explicando que passou a realmente entender "o que é a indústria da moda".

"Até entrar na faculdade, eu sempre soube o que eu queria fazer, mas quando cheguei lá, mudei de ideia porque eu entendi o que era a indústria da moda. De fato vi o mal que ela pode causar para o planeta. Foi quando descobri a especialização em sociedade e sistemas, que ensina como criar pensando em impacto social e ambiental", contou.

"Sei que nenhuma marca consegue virar sustentável da noite para o dia, mas mudanças pequenas podem gerar a transformação maior depois. Só vou abrir uma empresa que tenha uma história por trás, que esteja ligada a alguma causa que toque meu coração, que empodere mulheres, que seja sustentável e em que eu possa ser transparente em relação aos processos que não forem, para poder ser cobrada em melhorar. Quero devolver para o mundo o que recebo", declarou ela.

E com uma conversa tão ligada à presença dos pais em suas vida, Sasha também respondeu sobre quais traços herdou da mãe, Xuxa, e do pai, Luciano Szafir.

"Da minha mãe, a transparência. Sou transparente igual a ela. É muito fácil ver o que estamos sentindo. Como ela, também sou muito competitiva e um pouquinho perfeccionista. Do meu pai, herdei os olhos, o fato de gostar muito de comer, meu lado atleta. Também dormimos na mesma posição e somos chorões. Nós nos falamos muito por telefone. Com o isolamento, não me senti confortável para encontrar mais com ele e meus irmãos", completou ela, sem deixar de mencionar David, de 7 anos, e Mikael, de 5, do casamento do ator com Luhanna Melloni.