Topo

Sem títulos, Harry não usará traje militar e vai de terno ao funeral do avô

Príncipe Harry devolveu as funções e cargos reais que tinha na coroa britânica - TOBY MELVILLE
Príncipe Harry devolveu as funções e cargos reais que tinha na coroa britânica Imagem: TOBY MELVILLE

Do UOL, em São Paulo

12/04/2021 09h18Atualizada em 12/04/2021 11h21

O príncipe Harry deverá usar terno e nenhum traje militar no funeral do avô, o príncipe Philip, morto na última sexta-feira (9), aos 99 anos.

Segundo o jornal britânico Mirror, com a devolução de Harry e Meghan dos títulos e honrarias reais em fevereiro, o príncipe devolve suas funções militares também.

Um dos cargos era o de capitão-geral dos fuzileiros Royal Marines, que Harry assumiu do avô — Philip se aposentou dos trabalhos em 2017.

O filho da princesa Diana não pode usar uniformes militares em eventos desde então e é esperado que use terno, bem como outros ex-militares.

Philip - Anwar Hussein/Getty Images - Anwar Hussein/Getty Images
Princípe Philip, princípe William, Earl Spencer, irmão de Diana, príncipe Harry e príncipe Charles em funeral da princesa Diana
Imagem: Anwar Hussein/Getty Images

Harry verá seu pai, príncipe Charles, e o irmão, príncipe William, usando uniforme.

Da realeza, o príncipe Andrew, tio de Harry, também deve usar terno. Ele se afastou de funções oficiais em 2019 após ter seu nome envolvido em um escândalo de tráfico e abuso sexual conduzido pelo amigo Jeffrey Epstein.

Meghan, a duquesa de Sussex, está grávida do segundo filho e foi aconselhada a não voar para o Reino Unido. É a primeira vez que Harry volta ao Reino Unido depois da polêmica entrevista dada a Oprah Winfrey, em que acusou a Família Real de racismo contra a mulher e o filho do casal, Archie.