Topo

Gabriel é o segundo eliminado da temporada no 'MasterChef'

Gabriel é o segundo eliminado do "MasterChef" - Reprodução/Band
Gabriel é o segundo eliminado do "MasterChef" Imagem: Reprodução/Band

Do UOL, em São Paulo

14/07/2021 00h43Atualizada em 14/07/2021 01h48

O estagiário em engenharia civil Gabriel, de 19 anos, foi o eliminado no segundo episódio da oitava temporada do "MasterChef" avaliando cozinheiros amadores.

O participante de Andradas, Minas Gerais, foi criticado pela ausência de tempero no tímpano, receita italiana proposta na "prova da eliminação".

"O que fica na nossa memória é o tempero. O seu prato ficou sem graça, sem gosto", afirmou o chef Erick Jacquin após avaliação feita com os colegas Henrique Fogaça e Helena Rizzo.

Alerta de Spoiler Splash - Arte UOL - Arte UOL
Alerta de Spoiler Splash
Imagem: Arte UOL

Miolo de alcatra

Na primeira prova exibida hoje, foram dispensados os participantes que cozinharam na estreia da temporada. O chef Henrique Fogaça anunciou que o desafio consiste em limpar um miolo de alcatra bovina e preparar um prato usando a peça como elemento principal.

Na reta final do desafio, Amanda percebe que o molho preparado está queimado. Momentos antes, ela também notou que o feijão ficou mole após utilizar a panela de pressão. Ela também esqueceu de acrescentar a batata no prato final.

Ela foi a primeira chamada pelos chefs para apresentação do prato. "Faltaram muitos elementos. Parece que você fez no susto. Acidental", disse Fogaça.

Cristina também recebeu críticas após finalizar o desafio. "Eu sei que errei", reconheceu ao mostrar o resultado. "A carne está seca. Não pegou o sabor do molho", avaliou Helena Rizzo. "Sua comida está horrível", apontou Henrique Fogaça. "Brasil, esquece esse episódio", brincou ela na sequência.

Os participantes Márcio, Luiz e Daphne foram elogiados por conta dos pratos apresentados. "Ela vai derrubar muita gente cozinhando neste nível", opinou Antônio sobre a jovem de 19 anos.

Na sequência, os três foram apontados como melhores na prova. O prato eleito melhor pelos chefs foi o preparado por Daphne, ex-participante do "MasterChef Júnior".

Cristina, Amanda e Helena foram apontadas como as piores na atividade e foram diretamente para a prova de eliminação.

Reconhecendo os ingredientes

Antes da prova seguinte, Daphne salvou Ana Karina e André. Os dois subiram para o mezanino e escaparam da prova de eliminação.

Os participantes precisaram identificar ingredientes contando apenas com o olfato. Pedro foi o único se livrar da prova de eliminação após disputar uma rodada extra com Gabriel.

Tímpano?

Os participantes viram um trecho do filme "A Grande Noite", dirigido por Stanley Tucci em 1996. Na sequência, Ana Paula Padrão chamou um novo convidado desta temporada: o apresentador Zeca Camargo.

Ele anunciou aos participantes que o prato do desafio é tímpano, uma clássica receita italiana que é servida em um formato de torta. "É uma massa recheada", disse Jacquin ao explicar para os competidores.

Helena teve problemas na preparação da massa e chorou por não conseguir dar sequência. Ela recebeu o apoio do mezanino antes de continuar a preparação.

Amanda também se desesperou ao derrubar ingredientes. "Virou raiva", comentou a participante sobre a reação. "Nada fez essa menina não tentar entregar", comentou Juliana ao elogiar a competidora.

Avaliação dos chefs

Todos os participantes envolvidos na "prova da eliminação" entregaram o tímpano após os 90 minutos estipulados pelo reality.

Cristina não conseguiu tirar a torta da forma antes do encerramento da prova. Na sequência, ela percebe que o recheio caiu no prato. "Mas estou feliz por entregar", afirmou sobre o desafio.

O prato de Helena foi escolhido como o melhor entre os participantes da prova. Kelyn e Renato também foram escolhidos pelos chefs e escaparam da segunda eliminação na temporada. Amanda, Gabriel e Cristina aguardaram a decisão final.

Decisão do mezanino

Antes da avaliação final, o mezanino recebeu a missão de salvar novamente um participante momentos antes de ser anunciada a eliminação.

Após votação entre os participantes, Juliana anunciou que Cristina foi a escolhida. "Não foi um consenso, não conseguimos contar. Ela me ajudou muito na última prova", lembrou.

"Eu fui salva por bondade. Eu não posso mais decepcionar os jurados, então a partir de agora é para valer", disse ela após a decisão.

Erick Jacquin criticou a organização dos pratos de Amanda e Gabriel e destacou que o tempero foi decisivo para a escolha. "Você é muito novo, ainda terá outras oportunidades", disse o chef ao anunciar a eliminação do jovem de 19 anos.