Topo

Âncora de rede de TV afegã é impedida de trabalhar pelo Taleban

A jornalista Shabnam Dawran - Reprodução / Twitter
A jornalista Shabnam Dawran Imagem: Reprodução / Twitter

Do UOL, em São Paulo

18/08/2021 14h35

Shabnam Dawran, uma apresentadora da rede de televisão afegã RTA, publicou um vídeo dizendo que foi impedida de trabalhar pelo Taleban.

De acordo com a Sky News, ela explica que não foi autorizada a trabalhar mesmo exibindo seu crachá de identificação e usando hijab - véu que cobre a cabela e o pescoço.

Eu sou Shabnam Dawran, tenho trabalhado aqui como apresentadora de notícias e meu último trabalho foi com a RTA fazendo o mesmo. Depois da mudança de regime, não perdi a coragem e voltei ao meu trabalho. Infelizmente não fui autorizada a entrar, apesar de estar com o meu crachá de identificação. começou contando a jornalista

A apresentadora reforçou que homens foram permitidos a trabalhar e ainda disse que foi ameaçada.

Trabalhadores do sexo masculino foram permitidos, mas fui ameaçada, disseram-me que o regime mudou, por isso há ameaças sérias contra nós e se a comunidade internacional puder ouvir a minha voz, todas as organizações relevantes devem nos ajudar, pois nossas vidas estão sob sérias ameaças. finalizou

Ontem, em entrevista coletiva, o Taleban disse que as mulheres poderão trabalhar e estudar "dentro de nossas estruturas." A afirmação, no entanto, gera preocupação porque o grupo possui uma interpretação radical e estrita da "lei islâmica".

Quando estiveram no poder, entre 1996 e 2001, o grupo as proibiam de sair de casa sem a companhia de um homem e sem usar burca - veste que cobre todo o corpo. Àquela época, elas também foram proibidas de trabalhar, e a educação foi restringida para meninas com mais de 10 anos.

Nessa semana, outras jornalistas comentaram a grave crise que afeta o país após o grupo extremista Taleban retornar ao poder no Afeganistão.

Yalda Hakim, apresentadora da BBC que nasceu no Afeganistão e deixou o país ainda criança para viver na Austrália, recebeu uma ligação de um dos representantes do Taleban enquanto apresentava um telejornal ao vivo. Já a repórter Nazira Karimi se emocionou ao falar sobre o futuro das mulheres.