Topo

'Sérgio Mamberti não morreu, virou purpurina', diz Pascoal da Conceição

Do UOL, em São Paulo

03/09/2021 13h40

Convidado do Splash Show, Pascoal da Conceição, o Doutor Abobrinha do "Castelo Rá-Tim-Bum" homenageou o amigo Sérgio Mamberti, morto hoje aos 82 anos, de uma forma inusitada.

Sérgio Mamberti não morreu, virou purpurina.

No bate-papo com o apresentador Zeca Camargo, o ator contou que disputou o papel do Doutor Victor com Mamberti, relembrando dos testes para o programa infantil da TV Cultura.

Eu fiz o teste para ser o Doutor Victor, então ele correu um sério risco de eu ser o Doutor Victor. [...] Acho que ele passou por pouco, porque na sequência o Cao [Hamburger, diretor de 'Castelo Rá-Tim-Bum'] falou para mim que tinha um personagem que eu gostaria de fazer, que era um especulador imobiliário. Aí eu fiz a improvisação e o Cao falou: 'é você'. brincou Pascoal

O ator também fez questão de ressaltar a coragem e a generosidade de Mamberti, bissexual assumido.

A coisa mais forte que tenho pra pensar dele é que ele não é um ator 'bundão', é um ator corajoso. [...] Ele era muito generoso, nem um pouco egoísta.

Por fim, Pascoal ainda relembrou que durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985), Mamberti abria a própria casa para pessoas em situação de risco. O ator foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e sempre foi militante.

Na ditadura, a casa do Sérgio era um local de acolhimento, foi usada como um esconderijo. O Sérgio não deixou de recolher na casa dele pessoas que precisavam de proteção por estarem ameaçadas, e ele mesmo [foi] ameaçado várias vezes. Nesse sentido, a generosidade dele é de ativista.

Sérgio Mamberti morreu na madrugada de hoje, em São Paulo. Ele estava intubado desde o último sábado, no hospital da rede Prevent Senior para cuidar de uma infecção nos pulmões. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos, segundo o filho do ator.

Morre o ator Sérgio Mamberti, relembre momentos da sua carreira