Topo

Sérgio Mamberti redescobriu o amor com outro homem após morte da mulher

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

03/09/2021 10h52Atualizada em 03/09/2021 17h34

Sérgio Mamberti, que morreu hoje aos 82 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos, se envolveu em pelo menos duas grandes histórias de amor. A primeira foi com Vivian Mahr, a mãe de seus três filhos, e posteriormente com Ednardo Torquato, com quem viveu um relacionamento por quase quatro décadas.

As relações amorosas de Mamberti foram contadas pelo ator na biografia "Senhor do Meu Tempo", publicada recentemente. A dor pela morte de Vivian foi grande, mas veio acompanhada por um sentimento de alívio, como o artista relata no livro.

Os dois últimos anos haviam me afetado profundamente, como também foram marcantes na vida dos meninos. Afinal, não é fácil ver a mãe tão doente, definhando a cada dia.

Vivian enfrentou 18 internações e morreu, aos 37 anos, no início de 1980, de insuficiência cardíaca. Com ela, os dois tiveram os filhos Eduardo, Carlos e Fabrício.

Um novo amor

Ator Sérgio Mamberti morreu aos 82 anos de falência múltipla dos órgãos - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Ator Sérgio Mamberti morreu aos 82 anos de falência múltipla dos órgãos
Imagem: Reprodução/Instagram

Em viagem com uma peça de teatro, o eterno tio Victor do "Castelo Rá-Tim-Bum" conheceu Ednardo Torquato, ou simplesmente Ed — como ele o chamava carinhosamente. Eles foram morar juntos em 1985 e tiveram 37 anos de união.

Em 2019, um novo baque em sua vida: a morte de Ed. Na biografia, Mamberti narra a dificuldade em que se viu diante de uma nova perda e como precisou de coragem.

Ed, meu companheiro querido, nos deixou muito cedo. Pela segunda vez, tive de experimentar a mesma ausência sofrida com a partida de Vivian, em 1980. Sei que nunca vou me recuperar dessas duas perdas, mas a vida exige coragem e esperança para seguir em frente.

Ed teve a síndrome de Wernicke-Korsakoff, caracterizada pela amnésia e forte confusão mental. Acabou tendo uma uma infecção urinária e morreu aos 62 anos. O ator e Ed adotaram uma menina, Daniele.

Bissexualidade nunca foi um segredo

O artista diz na obra que não escondia a sua sexualidade. Apenas optou por não falar sobre o tema abertamente em entrevistas.

Não adianta esconder porque a qualquer hora isso pode vir à tona. Talvez a gente tenha tido, em alguns momentos, que enfrentar determinados problemas, mas muito menores do que se eu tivesse tentado esconder.

Veja a participação de Sérgio Mamberti no 'Oi, Sumido: Castelo Rá-Tim-Bum'

Morre o ator Sérgio Mamberti, relembre momentos da sua carreira