Topo

“Meu talento não tem relação com meu peso”, diz jornalista demitida de TV

Mauricio Stycer

23/03/2019 11h00

A jornalista Michelle Sampaio tornou público neste sábado (23) o seu desligamento da TV Vanguarda, em São José dos Campos, onde atuou como repórter e apresentadora por mais de 16 anos. Na mensagem publicada no Instagram e em contato com o blog, ela associou o afastamento à dificuldade que teve de emagrecer após uma gravidez.

"Fui informada pela diretora de jornalismo que a emissora optou pelo meu desligamento por eu não ter atingido o objetivo, que era emagrecer", contou ela, por telefone, ao blog. "Meu talento não tem relação com meu peso", observa.

Michelle teve uma filha em julho de 2016. Engordou 24 quilos durante a gravidez e emagreceu sete após alguns meses. Encerrada a licença-maternidade, retornou à emissora em novembro e apresentou o telejornal local por três dias, até ser afastada.

Desde então, enfrenta uma luta contra a balança, com idas e vindas no vídeo. Deslocada para a reportagem, por alguns meses não podia mostrar o rosto da TV.

Neste período, uma reportagem de Michelle com uma menina chamada Raquel, apelidada de "adorável", teve enorme repercussão e a levou ao programa "Encontro com Fátima Bernardes". Na sequência, a jornalista voltou a apresentar o telejornal da TV Vanguarda por alguns meses, até ser novamente sacada do vídeo.

Segundo Michelle, ela recebeu uma ordem da direção: "Volte ao seu peso".

A jornalista diz que não pretende entrar com nenhum tipo de ação trabalhista contra a TV Vanguarda. "Não acho que seja preconceito. Eles têm padrões. Acho apenas que poderiam ter me dado a chance de fazer o meu trabalho", diz.

Segundo relatos de funcionários, o caso de Michelle não é o único. Em 2017, a repórter Marcela Mesquita teria sido impedida de aparecer no vídeo pelo mesmo motivo – estava acima do peso. "Foi igual aconteceu comigo", confirma Michelle.

Procurei a diretora de jornalismo da TV Vanguarda, Terezinha Almeida, mas ainda não consegui falar com ela. A emissora foi informada do interesse do blog em ouvi-la. A TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo, é de propriedade da família de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.

No início da noite de domingo (24), a Globo divulgou uma nota, em associação com a TV Vanguarda, na qual afirma que "não é verdade" que Michelle Sampaio (à esq.) tenha sido demitida do canal de São José Campos por dificuldades para emagrecer, como ela relatou ao blog. "Tal conduta é incompatível com a política de respeito absoluto a seus profissionais adotada pela TV Globo e pela TV Vanguarda", diz a nota das duas emissoras. Afiliada da Globo, a Vanguarda é de propriedade da família de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.

Em postagem em suas redes sociais nesta segunda-feira (25), Michelle Sampaio comentou o desmentido da Globo: "Sabendo da minha responsabilidade como jornalista e tendo o respeito e admiração de milhares de pessoas, jamais postaria algo que não fosse verdadeiro e escrito com o coração".

Veja também
Colega diz ter vivido o mesmo que Michelle na TV: "Competência não se pesa"
Jornalista demitida por excesso de peso recebe apoio nas redes sociais

Abaixo, o post de Michelle Sampaio no Instagram no qual revelou a sua saída da TV Vanguarda:

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

“Meu talento não tem relação com meu peso”, diz jornalista demitida de TV - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.


Newsletter