Topo

Chico Barney

Divulgar participantes no sábado é o primeiro grande erro do BBB20

Boninho não quer atrapalhar o rendimento do povo no trabalho - Reprodução/TV Globo
Boninho não quer atrapalhar o rendimento do povo no trabalho
Imagem: Reprodução/TV Globo

16/01/2020 17h11

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Dia de divulgação dos participantes do BBB sempre foi um feriado informal.
  • Mas a Globo acabou com a mamata. Vai revelar os nomes no sábado.
  • Pode ser bom para a produtividade nacional, mas é o primeiro grande erro do BBB20.

Nada menos que 11 feriados estão previstos no calendário brasileiro de 2020. Levantamento do comércio e da indústria indica que tanta resenha pode gerar um prejuízo de quase R$ 5 bilhões de reais só no estado do Rio de Janeiro.

É um debate polêmico, pois trabalhador que desanuvia costuma render muito melhor. E o cidadão tem por rotina aproveitar esses momentos de folga para gastar tempo e dinheiro em filas no trânsito, nos restaurantes e em outros estabelecimentos, fazendo a economia girar ao custo de sua saúde mental.

Esse tipo de pesquisa também ignora os feriados informais que também são tradição longeva aqui na antiga Ilha de Vera Cruz. Cá entre nós, querido leitor, quem é que consegue trabalhar em dia de divulgação dos nomes de participantes do BBB?

Durante muitos anos, foi uma rotina bastante difundida e pouco debatida. Os prazos para entregas importantes e reuniões profissionais ficavam mais maleáveis quando a Globo começava a liberar as informações em doses homeopáticas durante a programação.

Nos tempos áureos do reality, sites especializados faziam uma verdadeira devassa na vida dos anunciados. Descobriam o Orkut, navegavam em busca de verdades secretas e todo mundo se divertia para valer no horário comercial.

A Globo entendeu o apelo da brincadeira e começou a submeter ao público o caminho das pedras, com mais detalhes disponíveis já de largada. Foi uma mudança de paradigma importante, ainda que mantendo o ar de mistério e fascínio.

Mas parece que o BBB não quer mais se colocar entre você e o seu patrão, amável leitor. O anúncio dos participantes deste ano ocorrerá em um sábado, esvaziando completamente uma das maiores vantagens do ritual: se distrair do trabalho com bobagens.

Já considero este o primeiro grande erro da temporada. Espero que não seja um mau presságio. O povo brasileiro tem o direito de voltar a se alienar com o reality show mais querido de Curicica.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.