Topo

Chico Barney

BBB 20: Boca Rosa foi a grande vítima do polêmico Teste de Fidelidade

Essa festa virou um enterro: BBB sem Boca Rosa é golpe - Reprodução/GloboPlay
Essa festa virou um enterro: BBB sem Boca Rosa é golpe Imagem: Reprodução/GloboPlay

Colunista do UOL

26/02/2020 20h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Muitas teorias tentam justificar a eliminação de Boca Rosa no paredão da última terça-feira, quando enfrentou Felipera Trainspotting e Flayslane. Como uma figura tão envolvente conseguiu perder para dois dos mais equivocados participantes da temporada?

A fada empreendedora foi um dos destaques do BBB 20 desde o início. Causou espanto sua confirmação no elenco. Por qual motivo uma mulher tão bem sucedida e com tanto a perder, uma vez que vive da imagem, toparia entrar em uma máquina de destruir reputações?

Pois a resposta foi ficando clara dia após dia. Bianca Andrade é uma figura fascinante, que havia conquistado 8 milhões de seguidores no Instagram antes de entrar na casa pelos mesmos motivos que foi alvo de tantas polêmicas ao longo da carreira: é humana, demasiadamente humana. E entende que esse é seu principal ativo, custe o que custar.

Saber maquiar direitinho e mostrar as melhores festas nos stories é um mero commodity em tempos de tantos nichos de mercado e celebridades de aluguel. O diferencial para qualquer influenciador digital que pretende romper a própria bolha está no carisma. Decepcionando alguns e encantando muitos outros, Boca Rosa mostrou que sabe o caminho das pedras: a verdade é fundamental.

Por mais que tenha deixado indignados alguns fãs de antigamente, é certo que a eliminada da semana já virou uma celebridade de outro patamar. A eloquente votação contra, com mais de 70 milhões de votos pedindo sua cabeça, diz mais a respeito de quem vota. São núcleos radicalizados que elegem seus favoritos cedo no jogo e projetam uma série de questões alheias às narrativas do programa.

Muito se falou da postura dela ao decidir não excluir a gangue dos birutas quando a história do Teste de Fidelidade estourou. Petrix, Lucas, Hadbala, Felipe e Guilherme queriam desestabilizar as famosas comprometidas por meio da sedução.

Hadbala e Felipe não se envolveram tanto, mas se queimaram quando o ex-jogador tentou negociar apoio com Marcela e Gizelly. O caso mais ruidoso foi entre Lucas e Mari, quando o florianopolitano afirmou para os colegas que não havia "comido" a referida por conta da ausência de fome.

Mas e o Guilherme, um dos principais articuladores de tão sórdida intenção? Se parar para refletir, o principal problema de Boca Rosa foi justamente a proximidade com ele. Ela namorava aqui fora e ele já estava envolvido com Gabi lá dentro. Mas o rapaz foi forçando uma barra até ela ceder —não no sentido estrito, mas no sentido lato.

Há quem diga que o esdrúxulo estratagema nunca foi para frente e se perdeu pelo caminho. Mas Guilherme não pareceu muito abalado com a saída de Boca Rosa. Estaria ele armando o tempo todo uma narrativa para beneficiar a própria trajetória, sabendo das pulsões machistas de nossa sociedade?

Tudo é tão coreografado nas jogadas de Guilherme que só posso acreditar que Boca Rosa foi a grande vítima do plano mais estapafúrdio do BBB em muitos anos. Nada mais humano, demasiadamente humano.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.