Topo

Chico Barney

TikTok é uma rede social que transforma todo mundo em Paulo Gustavo

Paulo Gustavo é Dona Hermínia nos cinemas e um estilo de vida no TikTok - Reprodução
Paulo Gustavo é Dona Hermínia nos cinemas e um estilo de vida no TikTok Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

13/05/2020 20h14

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ando deveras fascinado com as infinitas possibilidades da rede social chinesa TikTok. Cada vez mais popular, começa a atrair uma audiência para além dos jovens, se tornando peça importante da estratégia digital inclusive de celebridades como Bruce Willis, Letícia Spiller e Claudia Raia.

De acordo com números levantados pelo UOL no começo de abril, o público no mundo inteiro disparou desde janeiro, durante a pandemia. Cada vez mais pessoas estão criando vídeos pitorescos no aconchego do lar para passar o tempo, conhecer novas pessoas ou manter a relevância em diferentes mídias, como no caso dos artistas.

Com a ferramenta de edição da plataforma, é possível replicar facilmente formatos em que os usuários abrem o coração de maneira rápida e rasteira. Há uma infinidade de conteúdo a respeito de banalidades como as atividades que os internautas já realizaram (ou não) ao longo da vida, intrincadas listas explicando os motivos pelos quais estão solteiros e até mesmo detalhes acerca de implantes de silicone.

Mas a grande atração, que está se alastrando de maneira redentora por outras pradarias virtuais, é a possibilidade de dublar áudios engraçados ou, na maioria das vezes, supostamente engraçados. O cardápio vai desde antigos diálogos de Maísa no Bom Dia & Cia até áudios de paquera, tipo "meu status é só para postar besteira mesmo, quer algo sério? Namora comigo".

Tudo sempre acompanhado de muitas dancinhas, música alta em loop e uma emocionante miríade de berros. Quanto mais estridente o tom, mais vai viralizar.

Em um espaço tão propício para a profusão de decibéis, já era de se esperar que o humorista Paulo Gustavo seja um fenômeno por lá. Diálogos de seus filmes e programas de TV são um sucesso incontornável, replicados por anônimos se famosos com muito afinco, graças a dublagens das falas em interpretações pitorescas.

Para ter uma noção, as principais hashtags envolvendo o nome do ator e também da sua personagem mais famosa, a gloriosa Dona Hermínia da franquia Minha Mãe é uma Peça, somam quase 120 milhões de visualizações. Para efeitos comparativos, a hashtag atrelada à cantora Gretchen, ícone dos memes nas redes sociais, não chega a 7 milhões.

Em 1999, o diretor Spike Jonze e o roteirista Charlie Kaufman imaginaram um mundo em que existia um portal para a mente de um dos melhores atores do mundo. Quero Ser John Malkovich antecipou, de diversas formas, os desafios da humanidade do século 21 na internet.

Aqui no futuro em que vivemos, muitos querem ser Paulo Gustavo, que possui um perfil oficial no TikTok, mas publicou apenas um vídeo ainda em fevereiro, utilizando o esquisitíssimo e adorável filtro de carnaval. Mesmo assim, soma mais de 200 mil seguidores. Por mim, tudo bem.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.