Entrada sorrateira do YouTube embola o campo esportivo
Matéria assinada por Duda Lopes no site Máquina do Esporte, postada nesta quarta-feira (27), deu conta que o YouTube fará a transmissão da Copa Del Rey da Espanha para 17 países, com o Brasil incluído no meio deles, pela primeira vez. Prossegue a nota dizendo que “a Liga Espanhola e a MediaPro, que comercializa os direitos televisivos do grupo, anunciaram a nova emissora e reforçaram a presença do esporte no streaming online”.
Fecha, esclarecendo que, “quem quiser assistir terá que pagar”. Serão cobrados 5 euros por partida ou 20 por todo o torneio e o start de tudo já aconteceu ontem com Barcelona e Villanovense.
Era só o que faltava para embolar ainda mais o meio campo dos direitos esportivos, estabelecendo uma situação que naturalmente nos conduz a questionamentos outros, alguns muito graves. Para ficar aqui só no nosso quintal e por mais que se busque, não existem maiores esclarecimentos sobre os meandros dessa negociação. Como é o seu funcionamento? Qual o destino do dinheiro apurado nesta espécie de pay-per-view? Se o YouTube, que pertence ao Google, como qualquer outra empresa aqui estabelecida, irá respeitar as nossas leis vigentes?
E, por estar realizando vendas em nosso país, se recolherá os impostos devidos aos nossos cofres? São respostas que nós, brasileiros, precisamos receber.
Outro lado
Como não poderia deixar de ser, a coluna desenvolveu esforços para obter um posicionamento do Google, que veio através da jornalista Atalija Lima. Ele apenas reiterou as informações acima descritas, mas acrescentando que no Brasil a compra de cada jogo custará R$ 9,90.
E que em breve, um outro canal estará disponível para permitir que as pessoas assinem o serviço por todo o campeonato.
Tudo muito bom, tudo muito bem
O assunto está colocado. No que isto poderá representar e qual será o seu desdobramento, ainda é cedo para arriscar qualquer prognóstico. Mas que tem todo jeito, forma e cheiro de que não é coisa boa, isso tem.
Tarcísio na próxima das 9
Longe das novelas desde o trabalho em “Saramandaia” (2013) e atualmente dedicado ao teatro – “O Camareiro”, em São Paulo –, Tarcísio Meira, deverá marcar sua volta em “Velho Chico”, a substituta de “A Regra do Jogo” na Globo.
O diretor Luiz Fernando Carvalho quer o ator em uma participação especial nos primeiros capítulos. O convite está feito. Juntar Tarcisão e Fernanda é privilégio para poucos.
Olé
A Globo, por meio de um pedido de Carvalho, também está buscando duas atrizes espanholas para a primeira e a segunda fases de “Velho Chico”.
“Velho Chico” terá Letícia Sabatella e Antônio Fagundes como protagonistas, além de uma participação especial de Rodrigo Santoro, conforme anunciou a emissora.
Como se sabe...
Tarcísio também está com seu nome reservado para “A Sagrada Família”, que entrará na sequência de “Velho Chico”.
Por se tratar de uma participação especial, limitada aos primeiros capítulos, com toda certeza, entendeu-se que isto não será problema.
Então é assim
Por mais que não exista nenhuma comunicação oficial, pelo menos até agora, a terceirização de vários setores da Record já caminha a passos largos.
Providências de ordem interna estão sendo tomadas.
Pela ordem
Todo este processo de terceirização tem como alvo inicial a teledramaturgia, que será inteiramente colocada nas mãos da Casablanca.
Passo seguinte, a linha de shows. O “Domingo Show”, do Geraldo Luís, passando para a GGP do Gugu Liberato, é o primeiro exemplo.
O grande problema
Como questão mais delicada de tudo está o jornalismo da Record. Quais dos seus produtos poderão estar ou ser entregues nas mãos de terceiros?
Os telejornais deverão continuar sob a responsabilidade da casa, deixando para empresas de fora a responsabilidade de produzir os programas de reportagem. É o que há.
Mistérios da meia-noite
Algumas decisões tomadas nos interiores das TVs são tão surpreendentes quanto misteriosas. O que tem por trás, nunca é informado.
Enquadra-se nisso a demissão do competente jornalista Erick Melo, da Band, até então editor-executivo do “Café com Jornal”. Maiores explicações para a sua saída ainda não existem ou jamais serão reveladas.
Em todo caso...
Sabe-se que imediatamente após a saída do Erick, Renata Veneri foi designada para o seu lugar no telejornal de todas as manhãs.
Renata tem história na própria casa, inclusive com passagens pela rádio Bradesco.
Não é fácil
Período de cortes em toda empresa é sempre muito difícil, mas muito mais no SBT.
Quem recebe a missão de fazer o serviço tem que obedecer vários cuidados, inclusive não mexer com os mais próximos do dono. Quando isso acontece, sempre rola o constrangimento de mandar chamar de volta.
Mudou
Antônia Fontenelle vai substituir Val Marchiori no quadro “Elas Querem Saber”, do “Programa Raul Gil”, no SBT.
As gravações serão retomadas nesta sexta-feira. No mais, continuam as mesmas, Tammy Miranda, Ciça Camargo e Sheila Mello.
Ronald Rios na Gazeta
O jornalista Ronald Rios, ex-“CQC”, é o mais novo integrante do time de apresentadores da TV Gazeta. Seu primeiro projeto na emissora será uma série especial sobre o rap nacional e tem estreia prevista para janeiro.
Em seis episódios, o especial pretende abordar a história do gênero musical com depoimentos da velha e nova geração.
Bate – Rebate
· Apesar do grande interesse de autores da Globo no seu trabalho, Lilia Cabral não abre mão de uma boa pausa no vídeo, após um trabalho marcante...
· ... Seu último trabalho foi “Império”...
· ... Aliás, ela defende que os seus companheiros também busquem esse necessário descanso...
· ... O Nero, no caso, tentou, mas não conseguiu escapar da Amora.
· ... Rhoque Malizia é o novo apresentador do “Turismo e Aventura” nas manhãs de domingo do SBT...
· .. Malizia, ex-“Caçadores de Aventura”, dividirá os trabalhos do programa com Renata Sartorio.
· Pegando uma carona no Halloween, dia das bruxas, a Globo exibe sábado, em “Supercine”, o filme “Atividade Paranormal 2”.
· Silvia Poppovic estreia dia 3 no “Jornal da Manhã” da rádio Jovem Pan, em substituição a Rachel Sheherazade.
· Na reta final de “I Love Paraisópolis”, Gabo, personagem de Henry Castelli, ficará entre a vida e a morte, depois de um ataque de Dom Peppino, Lima Duarte.
· Muito bom o trabalho da Dani Moreno em “Cúmplices de Um Resgate”. Vilã da história.
C’est fini
Começaram na terça-feira as gravações da nova “Escolinha do Professor Raimundo”, que será exibida no Viva e na Globo.
A diretora Cininha de Paula não poupou elogios ao time do programa liderado por Bruno Mazzeo.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
*Colaboração José Carlos Nery
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.