Topo

Lançamento de "Escrava Mãe" será mais um tiro no escuro da Record

Pedro Carvalho e Gabriela Moreyra são os protagonistas de "Escrava Mãe" - Antônio Chahestian/Divulgação
Pedro Carvalho e Gabriela Moreyra são os protagonistas de "Escrava Mãe" Imagem: Antônio Chahestian/Divulgação

Colunista do UOL*

24/02/2016 07h01

A Record está em vias de cometer outro grave engano estratégico, ao se decidir pela abertura do segundo horário de novelas. Não pela novela, que será “Escrava Mãe” e dela pouco se sabe além do que foi dito e escrito em seu período de gravações. Se tem qualidades ou não, só saberemos depois.

O problema é que para o seu lançamento, em anúncio previsto para a coletiva da próxima segunda-feira, se entendeu como necessário encurtar as edições diárias do “Cidade Alerta”.
 
O programa do Marcelo Rezende, a partir de então, será retirado do ar às 19h30, não mais às 20h38, faixa de horário em que, segundo comprovações históricas, ele registra a sua maior audiência. Nesta segunda-feira, por exemplo, a entrega na prévia para “José do Egito” foi de 17 pontos.
A parte 2 de “Os Dez Mandamentos”, em vez de receber do “Cidade Alerta”, como aconteceu com a primeira, agora receberá de uma outra novela. É uma outra forte aposta na escuridão.
 
Recorte na grade
Como se vê, as lições que o Boni deixou lá atrás e a Globo coloca em prática até hoje, de nada continuam servindo para as concorrentes.
 
Será que na Record alguém já pensou na possibilidade de um “Cidade Alerta”, em duas partes, com uma novela no meio, no caso “Escrava Mãe”?
 
Faz a conta
O assunto dos direitos no futebol continua na ordem do dia.
 
Ontem, o São Paulo, com tantos outros problemas nos seus interiores, usou boa parte de uma reunião do conselho para colocar este tema em discussão.
 
Arquibancada
Quanto a nós, simples mortais, apenas nos cabe acompanhar o desenrolar dos acontecimentos, até com alguma dificuldade.
 
Os valores anunciados somam um dinheiro que poucos já ouviram falar na vida.
 
Ficha na mesa
O Esporte Interativo, com a Turner por trás, de boca cheia anda dizendo que tem uma proposta de R$ 550 milhões pelos direitos da TV paga e que ela é nove vezes maior que a da Globosat.
 
Apenas não dizem que ela é só para 8 clubes. E os 12 restantes, como ficam?
 
Tem o porém
Todo e qualquer cálculo, regra de 3 simples por exemplo, nos leva concluir que esses 12 restantes terão seus valores espremidos, jogando por terra a propalada tese de equidade e transparência.
 
A proposta, na realidade e pelo é apresentado, não passa de R$ 220 milhões. Ou tem alguém errando na conta ou não falando a verdade.
 
Essa promete
A Globo, em circuito fechado, exibiu cenas de “Velho Chico”, próxima das 21h, para seus diretores e artistas convidados, quinta-feira, no Rio. O trabalho impressionou pela alta qualidade, com fartos elogios para o diretor Luiz Fernando Carvalho e sua equipe.
 
Fernanda Montenegro, por exemplo, se mostrou emocionada e entusiasmada.
 
Correr o mundo
Já existem pessoas negociando em nome da Record a distribuição do filme “Os Dez Mandamentos” e qual a melhor empresa para realizar este trabalho.
 
Inicialmente se tem como meta chegar a 16 países, entre América Latina, Europa e África.
 
Estreia fixada
Claudia Ohana foi escolhida para apresentar o “Mostra Cine Pop Anos 80”, no Canal Brasil, a partir do dia 26 de março, em todos os sábados.
 
É uma coleção que traduz o espírito da época, como “Bete Balanço” (1984) e “Menino do Rio” (1982). Antes de cada exibição, haverá sempre um convidado para falar do trabalho em questão.
 
Redução de horário – 1
A realização de uma novela envolve uma multidão de profissionais, incluindo autores, pesquisadores, elenco, produtores, diretores e pessoal dos bastidores.
 
Um processo que exige de todos, ao longo de meses, muito trabalho e dedicação.
 
A direção da Globo, atenta a tudo isso e disposta a atender uma antiga reivindicação do seu pessoal, vai diminuir o tempo de duração das suas novelas.
 
Redução de horário – 2
A experiência vai começar pelas faixas das 18h e 19h, para na sequência chegar às 21h.
 
O novo plano prevê um corte de 5 minutos em cada capítulo, proporcionando uma redução de 30 minutos por semana no total.
 
A quantidade de capítulos, como outra reivindicação, também irá diminuir com o tempo.
 
Tais propostas foram discutidas durante um encontro, quinta-feira passada, no Projac.
 
Juliana Silveira e Raphael Montagner vestem a camisa do projeto Vibrar com Parkison - Divulgação - Divulgação
Juliana Silveira e Raphael Montagner vestem a camisa do projeto Vibrar com Parkison
Imagem: Divulgação
Ação do bem
Juliana Silveira, que será uma rainha em “A Terra Prometida”, e Raphael Montagner, Tomás em “Escrava Mãe”, vestem a camisa do projeto Vibrar com Parkison.
 
É uma criação de Danielle Ianzer, que orienta e ajuda pessoas que sofrem dessa doença.
 
Bate – Rebate
·       O capítulo de estreia da novela “Laços de Família” liderou o ranking de programas mais assistidos no Globosat Play...
·       ... O consolidado dos 5 primeiros capítulos da novela de Manoel Carlos, no ar no canal Viva, entrou no Top 10 da plataforma entre os dias 15 e 21 de fevereiro. Dados da Adobe – Digital Analytix.
·       Nesta quinta-feira em São Paulo a Bandeirantes grava a última etapa de seleção com os candidatos da nova temporada do reality “MasterChef”...
·       ... E já no início da próxima semana, as atenções estarão voltadas para os ajustes no novo cenário do programa e a produção da abertura...
·       ... Depois de devidamente ajustado o estúdio, terá início a gravação do mata-mata. A estreia será no dia 15 de março.
·       O “São Paulo no Ar” alcançou segunda-feira seu melhor resultado desde que Luiz Bacci voltou para a Record...
·       ...Deu 8 pontos de média na Grande São Paulo, segundo dados do Ibope.
·       Amin Khader, Gustavo Marques, Reinaldo Gottino, Mauro Tramonte e Alexandre Mota participam do programa do Gugu, na Record, nesta quarta-feira...
·       ... Que ainda terá como atração uma entrevista com Walter Mercado.
·       O blogueiro Hugo Gloss (Bruno Rocha), que não integra mais a equipe do “Caldeirão” na Globo, está na Europa a convite da HBO e Warner...
·       ... Convidado, ele foi conhecer as locações da série “Game Of Thrones” e entrevistar o elenco.
·       Agora que está para perder o Leandro Quesada, que só fica até o final da semana, por que a Bandeirantes não chama o Alexandre Praetzel de volta?...
·       ... Se for ver direitinho, ele sempre será a melhor opção. Quando foi dispensado, saiu com dignidade e tem boas relações com a casa através do programa do Neto.
 
C’est fini
O ator português Pedro Carvalho, um dos protagonistas de “Escrava Mãe”, vai encarar uma roda viva nos próximos dias por causa da promoção da novela.
 
Ele chegará ao Brasil na tarde de domingo e estará ao lado do elenco na coletiva de segunda-feira na sede da Record em São Paulo.
 
Na terça, voltará para Portugal porque, na quarta, já terá que se apresentar no teatro. Uma correria.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery