Topo

Volta do João Canabrava à "Escolinha" depende do jurídico da Globo

Em 2014, Tom Cavalcante levou seu João Canabrava à "Praça É Nossa", do SBT - Lourival Ribeiro/SBT
Em 2014, Tom Cavalcante levou seu João Canabrava à "Praça É Nossa", do SBT Imagem: Lourival Ribeiro/SBT

Colunista do UOL*

10/03/2016 07h01

A próxima temporada da "Escolinha do Professor Raimundo" no Viva e na Globo trará alguns personagens novos, entre dois ou três no máximo, mas conservando boa parte daqueles que funcionaram bem na primeira edição. Renovar sim, mas preservando os melhores e observando cuidados.

A manutenção da maioria, até por questões legais, se faz necessária porque a produção, vez ou outra, se defronta com graves impedimentos no momento de promover uma troca. Como um dos principais entraves, a sempre delicada negociação de direitos com os artistas que eternizaram esses tipos.

Em meio a tudo, há uma série de complicações, entre elas, o caso do Tom Cavalcante.

Sempre existiu a intenção de contar com o João Canabrava, através de um ator convidado, só que para isso será necessária a autorização do Tom – e ele até agora, conforme assegura, não foi procurado por ninguém e do "sinal verde" do jurídico da Globo, que não se manifestou até agora.

Confiserie
Ticiana Villas Boas começa a gravar no final deste mês a nova temporada do "Bake Off Brasil – Mão na Massa", que irá mostrar 12 candidatos disputando o título de melhor confeiteiro amador do Brasil.

Lembrando que a concorrente Record também prepara a volta de Buddy Valastro, e em dose dupla: "A Batalha dos Confeiteiros" e "Cozinha em Guerra".

Sabrina grava "Parente por um dia" no litoral paulista - Antônio Chahestian/Divulgação/Record - Antônio Chahestian/Divulgação/Record
Sabrina grava "Parente por Um Dia" no litoral paulista
Imagem: Antônio Chahestian/Divulgação/Record
Cama e mesa
Sabrina Sato gravou "Parente por Um Dia" em Maresias e Boiçucanga, para levar ao ar no seu programa do próximo sábado.

Durante 24 horas, ela realiza todas as necessárias atividades de uma casa, desde cozinhar até a faxina completa. E isto bem de acordo com os hábitos da família escolhida.

Mudança
A partir desta próxima segunda-feira, o SBT irá realizar pequenos ajustes em sua grade.

O desenho do "Carrossel", hoje na faixa da noite, passará a ser exibido, de segunda a sexta, às 8 da manhã.

A casa caiu  1
Quando a Rede TV! inventou o novo programa das suas manhãs, o "Melhor pra Você", com toda certeza foi feito necessário levantamento de custos para viabilizar sua produção.

Hoje, verifica-se que, ou erraram na conta ou deixaram de considerar itens indispensáveis.

A casa caiu – 2
O fato é que está faltando dinheiro para tudo. Em muitas ocasiões, e como a utilização do aplicativo Uber é limitada, o pessoal da produção se vê obrigado a usar seus próprios carros para transportar os convidados.

Um deles, um artista do Rio, até aceitou participar do programa pagando do próprio bolso passagens e hospedagens.

Quando desembarcou, descobriu que teria que pagar também o táxi. Complicado.

Pode rolar
Depois de "Velho Chico" na Globo, Rodrigo Santoro e Carol Castro deverão trabalhar juntos novamente, mas no cinema.

Em "Lampião – O Filme", que vai ser rodado em setembro, ela já acertou sua participação e o Santoro também está próximo disso, para o papel de Corisco. O filme é do Bruno Azevedo.

Querendo se enganar  1
Pessoas próximas da Xuxa e os seus fãs mais apaixonados têm se queixado da Record, com reclamações que vão desde condições de trabalho oferecidas à falta de um maior número de chamadas.

O que está faltando, de verdade mesmo, é um bom programa. E um programa mais caprichado.

Querendo se enganar – 2
Desde que chegou à Record, saindo de uma situação não tão confortável da Globo, Xuxa recebeu total liberdade para fazer o que bem entendia. Desde a montagem da sua produção a colocar no ar o programa que bem entendia.

Já foram vários os desfalques na sua equipe e o que foi exibido até aqui está longe de ser alguma coisa que atraia a atenção do público. Se existem problemas, eles têm que ser apurados e corrigidos. Só ficar na desculpinha não dá.

Me esquece
Silvio Santos, contrariando hábito de muitos anos, desta vez resolveu pensar apenas nas suas férias em Orlando, praticamente esquecendo que o SBT existe.

As suas ligações, que sempre eram feitas várias vezes ao dia, se tornaram bem esporádicas. 

Reação das pessoas
Curioso é observar as diferentes reações para este novo comportamento do SS.

Ao mesmo tempo em que há a sensação de que está tudo bem, também existe a preocupação em torno desse silêncio dele. Ninguém sabe muito bem qual é. Numa dessas, pode muito bem significar outra coisa.

Bate – Rebate

• Globo informa que apenas "Malhação" terá sua exibição interrompida durante o período dos Jogos Olímpicos...
• ... As demais novelas continuarão sendo apresentadas normalmente.
• Se confirmada a morte de Romero, personagem de Alexandre Nero, no encerramento de "A Regra do Jogo", serão dois protagonistas do ator com o mesmo desfecho em curto espaço de tempo...
• ...Como se recorda, em “Império”, de Aguinaldo Silva, José Alfredo (Nero) também morreu nos momentos finais.   
• Com "A Regra do Jogo" no fim, seus atores começam a sondar outras produções da Globo...
• ... Vários artistas do elenco fizeram contrato por obra e serão dispensados nos próximos dias.          
• Nesta sexta-feira, pela Rede TV!, a partir das 23h10, Mariana Godoy entrevista os senadores Cristovam Buarque e Ronaldo Caiado.
• Rhoque Malízia vai mostrar na edição do "Turismo & Aventura"(SBT), dia 20, às 7h30, uma reportagem sobre o túnel subterrâneo dentro do quartel da ROTA, em São Paulo.
• O repórter Eliseu Caetano, que apresentou por dois anos, de Nova York, o programa "Planeta Brasil", da Globo Internacional, deixou a emissora para assumir um novo projeto nos EUA, o de comandar a nova Web TV da Rede ABR, o maior grupo de rádio para a brasileiros no país.
• O "Caldeirão do Huck"(Globo) traz no próximo sábado uma apresentação de Alexandre Pires, Belo e Luiz Carlos, através do projeto Gigantes do Samba II.
• Ao contrário do informado, haverá sim transmissão de futebol na Band e Globo na faixa das 16h, domingo.

C'est fini
A partir de segunda-feira, na semana que a Operação Lava Jato completará dois anos, o "Jornal da Record" vai apresentar a série "O Preço da Corrupção".

Trabalho dos repórteres Eduardo Ribeiro e Luiz Carlos Azenha.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaborou José Carlos Nery