Topo

Influenciadores fazem posts de graça para 'salvar' pequenas empresas

Suzanna Freitas, Gabriela Sales, mais conhecida como Rica de Marré e Debby Lagranha - Reprodução/Instagram
Suzanna Freitas, Gabriela Sales, mais conhecida como Rica de Marré e Debby Lagranha Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

24/03/2020 11h29

O momento é de crise. E os influenciadores digitais estão cientes de que estão em uma fase crítica em que muitas empresas de médio e pequeno porte correm sério risco de quebrarem após verem seu faturamento desabar com a pandemia do novo coronavírus. O país inteiro dentro de casa, as ruas vazias e o comércio tradicional paralisado. Hoje, muitas empresas dependem exclusivamente da internet e das vendas virtuais para conseguirem sobreviver.

Jade Seba (com 2,8 milhões de seguidores), a filha de Kelly Key, Suzanna Freitas (2 milhões de seguidores) e Gabriela Sales, mais conhecida como Rica de Marré (3,4 milhões de seguidores) e Debby Lagranha (221 mil) já publicaram posts gratuitos nos últimos dias. E elas sabem que a iniciativa tende a crescer nos próximos dias.

A ideia de fazer essa "promoção" entre quem anuncia e quem publica partiu de Thiago Miranda, um jornalista e publicitário de Brasília, que procurou e conseguiu convencer as celebridades a abrirem mão do cachê porque o futuro da economia do Brasil não é nada promissor.

A estratégia de abrir mão do valor da publicidade cria um vínculo muito forte entre a empresa e a celebridade. E os artistas sabem disso. Quando a crise passar e tudo voltar ao normal, eles sabem que terão prioridade no momento da contratação de "garotos-propaganda". E mais: fazendo post publicitários de graça, as web celebridades também ajudam o mercado que envolve de publicidade nas redes sociais. Eles acabam lembrando ao comerciante que ali está uma nova forma de faturar.

Blog do Leo Dias