Topo

Maior afiliada da Globo, RBS TV demite repórter veterana e corta salários

Guacira Merlin - Reprodução/TV Globo
Guacira Merlin Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL

24/04/2020 14h13

O clima é de tensão no Grupo RBS nesta sexta-feira. O maior conglomerado de mídia do sul do país e responsável pela maior afiliada da Globo, a RBS TV, anunciou uma série de medidas para contenção de gastos. Dentre elas, está o corte de salários e a demissão de pratas de casa, como a repórter Guacira Merlin, que estava há duas décadas na emissora.

Mais de 20 profissionais foram desligados das redações do grupo, que controla uma emissora de televisão, seis rádios, dois jornais e quatro portais de assuntos diversos apenas na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Além de Guacira Merlin, que era uma das principais repórteres da afiliada da Globo, outro rosto conhecido dos telespectadores foi demitido hoje. O ex-árbitro Márcio Chagas, comentarista dos telejornais locais e das transmissões do Campeonato Gaúcho, também foi desligado — ele estava na RBS TV desde 2014.

Como continuidade ao processo de redução de custos, a Coluna do Leo Dias apurou que diversos colaboradores foram chamados às pressas por seus gestores para readequação de salários e de jornada, conforme brecha deixada pela Medida Provisória 936. As reduções, porém, só serão feitas em setores deficitários.

Procurado pela reportagem, o departamento de Comunicação do Grupo RBS confirmou as demissões dos nomes citados no texto e que fará reajustes pontuais nos vencimentos de alguns colaboradores a partir de 1º de maio, conforme a medida aprovada pelo Governo Federal. A empresa também enviou a seguinte nota:

"A pandemia do coronavírus gerou uma crise mundial de proporções inéditas na história recente. O Grupo RBS, assim grande parte das empresas do Rio Grande do Sul, também está sofrendo seus impactos econômicos. Para minimizá-los, a empresa está adaptando sua operação ao momento atual e para estar preparada frente a um cenário ainda incerto. Todas as decisões têm como objetivo principal manter a sustentabilidade do seu propósito no longo prazo".

*Com colaboração de Gabriel de Oliveira

Blog do Leo Dias