Topo

Morre funcionário do jornalismo da Record em Belém

Homenagem a Márcio Lopes, da Record TV Belém - Reprodução
Homenagem a Márcio Lopes, da Record TV Belém Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

24/04/2020 16h27

Mais um profissional de televisão pode ter sido vítima do tão temido Covid-19. O editor de imagens Márcio Lopes, da Record TV Belém, morreu na manhã desta sexta-feira (24) e a suspeita é que seja em decorrência do novo coronavírus.

Nos bastidores da emissora, o clima é de tensão. Cerca de 80% dos profissionais de vídeo estão fora de suas funções, seja por estarem com suspeita de Covid-19 ou por terem tido contato com casos confirmados. Dentre os nomes afastados, estão Marcus Pimenta e Mariana Sena, âncoras do Balanço Geral e do Cidade Alerta regionais, respectivamente.

Os colaboradores afastados não estão sendo substituídos, o que obrigou a Record a adotar uma jornada exaustiva para os que permanecem trabalhando. Agenor Santos, por exemplo, passou a acumular a apresentação da edição matinal do Balanço Geral, que começa às 6h30, com a vespertina, que termina 15h10. Além disso, ele passou a gravar reportagens externas.

O Pará Record, principal noticiário da emissora, foi suspenso por tempo indeterminado. Aos sábados, o Balanço Geral regional deixou de ser produzido por falta de pessoal e a emissora passou a exibir a versão paulistana do noticioso.

A Record lamentou a morte de Márcio Lopes ao término do Balanço Geral desta sexta-feira. O noticiário encerrou em silêncio, exibindo uma foto do funcionário com os dizeres "ficam as lembranças para contar como foi sua vida e restam as saudades para lembrar a falta que você fará".

Por meio de sua assessoria de comunicação, a Record emitiu uma nota sobre a morte de seu funcionário. Leia a nota na íntegra:

"A Record TV Belém informa que, infelizmente, o colaborador Márcio Lopes faleceu nesta sexta-feira 24/04. As causas da morte ainda não foram esclarecidas. Ele sofreu um mal repentino e não realizou testes para detectar a covid-19. Haverá uma autópsia para investigar o que ocorreu.

A Record TV, seguindo as recomendações de segurança geradas pela pandemia, afastou a apresentadora Mariana Sena, do Cidade Alerta regional, porque ela teve contato com uma pessoa diagnosticada com a doença. O mesmo ocorreu com colaboradores de três equipes de reportagem que tiveram contato com autoridades que contraíram a doença. Como não apresentaram sintomas nos últimos 14 dias, devem retornar ao trabalho nesta segunda-feira, 27/04.

O apresentador Marcos Pimenta, por sua vez, sofreu um pequeno acidente e até se recuperar não poderá comandar a edição local do Balanço Geral.

A Record TV lamenta profundamente o falecimento de Márcio Lopes e se solidariza com colegas, amigos e familiares."

*Com colaboração de Gabriel de Oliveira

Blog do Leo Dias