Topo

Big Brother Portugal coloca participante homofóbico para julgamento público

Big Brother Portugal coloca participante homofóbico para julgamento público - Reprodução
Big Brother Portugal coloca participante homofóbico para julgamento público Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

12/05/2020 18h51

Um caso de homofobia no confinamento do Big Brother em Portugal tomou proporções gigantescas no país. Após fazer um comentário homofóbico sobre um colega de programa, Hélder Teixeira foi punido pela produção do reality, que transferiu ao público a decisão de sua permanência na atração.

A decisão foi anunciada pela TVI, emissora que transmite o reality no país, na noite desta terça-feira (12). Em uma edição especial do reality, o canal anunciou que "no Big Brother, as atitudes sexistas, homofóbicas, xenófobas e racistas são inadmissíveis" e anunciou a votação que determinará o futuro do participante.

"Todas estas transgressões são delitos graves, e o Big Brother jamais poderá fechar os olhos. Não é por estar fechado em uma casa que pode dizer e fazer o que bem entender. Recordo ao Hélder e a todos os concorrentes estão sendo vigiados 24 horas por dia, e que o país inteiro está lhes assistindo. Hoje, Portugal acordou extremamente revoltada com o seu comentário", comunicou a Voz, personagem que controla o confinamento.

"É esperado que esta casa seja um reflexo da sociedade de uma forma positiva, e não de uma forma negativa ou preconceituosa. Como não posso deixar passar a sua atitude em branco, vou dar aos portugueses a oportunidade de decidir se querem que o Hélder permaneça no jogo ou que seja expulso", sentenciou a produção.

A votação está aberta desde o início da noite de hoje e irá até o próximo domingo, dia 17. A frase que indignou os portugueses e os colegas de confinamento de Hélder aconteceu na noite anterior, com apenas 24 horas de confinamento.

Durante uma prova de resistência, ele se dirigiu a Soraia Moreira para falar sobre Edmar, participante assumidamente homossexual. Sem noção alguma, Hélder disparou para a colega: "Eu prefiro ser mulherengo do que ser gay como ele".

A frase do participante chocou o país e foi o assunto do dia nas redes sociais. Até mesmo o jornalista Cláudio Ramos, que comanda o reality no país, se decidiu se manifestar contra o comentário homofóbico em seu programa.

Assumidamente gay, Ramos também já participou do Big Brother, há 18 anos. Após anunciar a votação que decidirá o futuro de Hélder na casa, ele se dirigiu ao público português e deu o seu próprio testemunho sobre o assunto.

"Não se refiram a 'esse tipo de pessoas' ao citar alguém homossexual. É um comportamento feio, para não dizer homofóbico. Para a minha filha, quando se refere ao pai, diz que ele é pai, homem e homossexual, não há discriminação", desabafou.

*Com colaboração de Gabriel de Oliveira

Blog do Leo Dias