PUBLICIDADE
Topo

Cautelosa, Globo evita eliminar Petrix, mas não é transparente com público

O ginasta Petrix foi advertido pela direção do programa, mas o público não soube por quê - Reprodução/Globoplay
O ginasta Petrix foi advertido pela direção do programa, mas o público não soube por quê Imagem: Reprodução/Globoplay
Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer é jornalista desde 1985. Repórter e crítico do UOL, colunista da Folha de S.Paulo, passou por Jornal do Brasil, Estadão, Folha, Lance!, Época, CartaCapital, Glamurama Editora e iG. É autor de "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018).

Colunista do UOL

31/01/2020 05h01

Num intervalo de quatro dias, a Globo tomou duas atitudes muito diferentes em relação a um mesmo assunto delicado no "BBB 20". Atitudes do ginasta Petrix foram vistas por espectadores como muito desrespeitosas com duas mulheres da casa.

Na primeira vez, após Petrix apalpar os seios de Bianca Andrade numa festa, a direção do programa convocou a influencer ao confessionário e quis saber como ela viu a situação. Bianca estava embriagada na festa e não reviu a cena. Uma voz perguntou: "Eu preciso saber se ali, naquele momento, te causou algum desconforto?" Ela respondeu: "Não, não. Zero. E outra, a intenção com certeza era me animar, era o bem".

Na segunda vez, após Petrix esfregar parte do seu corpo na cabeça de Flayslane, que estava ajoelhada, a direção do programa optou por convocar ele e não o alvo do seu gesto ao confessionário. Por quê? A Globo não explicou. Outra novidade: a conversa com Petrix não foi mostrada para o público, diferentemente do que ocorreu no papo com Bianca.

Ao relatar o ocorrido, Tiago Leifert foi muito vago: "Sobre estas últimas três cenas... No último domingo, conversando no confessionário com a Bianca, perguntamos se uma atitude do Petrix tinha causado algum desconforto. Ela negou. Contudo, ontem o Petrix voltou a nos preocupar com algumas atitudes durante a festa. Então, ele hoje foi chamado ao confessionário e advertido. O Big Brother espera que essa advertência tenha efeito para que a gente preserve a boa convivência na casa.".

Ficou subentendido que a Globo considerou que Petrix agiu mal com Flayslane, mas o que fez não foi considerado um motivo para eliminá-lo do reality show. Por outro lado, ficou no ar uma ameaça. Mas qual exatamente? Ao não mostrar a conversa que teve com o ginasta, a direção do programa se preserva, mas deixa o público com uma pulga atrás da orelha.

Por que houve tratamentos diferentes nos dois casos? Por que a Globo não ouviu Flayslane? Quais foram os termos da advertência recebida por Petrix?

O lado B do BBB

Mauricio Stycer