Topo

Mauricio Stycer

Aguinaldo Silva paga ao Twitter para divulgar crítica a Marco Pigossi

Aguinaldo Silva não gostou de uma critica de Marco Pigossi à reprise de "Fina Estampa" e respondeu no Twitter  - Reprodução / Internet
Aguinaldo Silva não gostou de uma critica de Marco Pigossi à reprise de "Fina Estampa" e respondeu no Twitter Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

14/08/2020 14h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Aguinaldo Silva tem acompanhado a reprise de "Fina Estampa" (2011) com muita atenção e alegria. Frequentemente, publica comentários em seus perfis nas redes sociais festejando os ótimos índices de audiência alcançados pela novela.

Uma crítica, porém, tirou o autor do sério. Foi feita pelo ator Marco Pigossi, o Rafael da trama, durante uma live bem informal com o também ator João Vicente de Castro.

"Eu tinha 22 anos, com umas mechas loiras no cabelo. E fora o que se falava na novela. Essa novela deveria ser proibida de reprisar, era tanta barbaridade, cara. É uma loucura passar essa novela", disse.

Desde terça-feira (11), Aguinaldo tem se dedicado a comentar a fala de Pigossi. Ele levou ao pé da letra a observação de que a "novela deveria ser proibida de reprisar" e fez um paralelo entre o comentário do ator e os tempos da censura durante a ditadura.

O mais curioso é que Aguinaldo pagou ao Twitter para que a mensagem alcançasse um público maior. E conseguiu. A mensagem foi replicada e curtida dez vezes mais do que a média dos seus comentários.

A "promoção" de mensagens é uma ferramenta que o Twitter oferece aos usuários e costuma ser mais utilizada por empresas para divulgação de ações comerciais. Não há nenhum impedimento, porém, para a promoção de mensagens pessoais.

Procurei o autor de "Fina Estampa" para saber por que ele "promoveu" esta mensagem no Twitter. Aguinaldo considera "uma prática comum" promover mensagens nas suas redes sociais. "Tenho que me defender", disse ele.

Diante da repercussão de sua observação na live, Pigossi publicou no Twitter uma imagem em que aparece soprando uma flor com a seguinte mensagem: "O nome do vídeo é: Palavras tiradas de contexto e jogadas ao vento durante uma pandemia." A mensagem também trazia duas hashtags, #ApoieOJornalismoSerio e #AForcaDoQuererVoltaEmBreve.

Pigossi é um dos protagonistas de "A Força do Querer", novela de Gloria Perez exibida em 2017 e escalada para substituir "Fina Estampa". Foi a última novela do ator na Globo, antes de deixar a emissora e partir para uma carreira internacional. Ele está na recém-lançada série "Alto Mar", da Netflix.

Afastado da Globo, Aguinaldo Silva escreve série e avisa: "vou voltar"