Famosos

Dez famosas feministas que defendem a causa todos os dias

Do UOL, no Rio

06/04/2017 04h00

A denúncia contra o ator José Mayer (e sua posterior declaração de culpa) deu força a uma campanha de combate ao assédio sexual. O protesto das funcionárias da Globo, endossada por atrizes, diretoras e apresentadoras, que vestiram literalmente a camisa "Mexeu com uma, mexeu com todas", fez a luta feminista reaparecer com forças nas redes sociais. Mas, para além de quem protesta pontualmente, há celebridades que defendem a causa com conhecimento e que merecem nossa admiração.

Abaixo, o UOL lista dez famosas feministas que você respeita - e que exigem respeito.

Elas dizem não ao machismo

  • Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress
    Eduardo Knapp/Folhapress
    Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

    Letícia Sabatella

    Nascida em 8 de março, data em que se comemora o Dia da Mulher, a atriz é conhecida por suas fortes convicções políticas. Além de aderir a campanhas de repercussão como "Meu primeiro assédio" e "Meu Corpo, Minhas Regras", costuma se manifestar quando a pauta é o feminismo. No caso da campanha contra o assédio na Globo, comentou: "Basta de opressão. Basta de humilhação. Somos colegas de trabalho, somos amigos, somos parceiros, muitas vezes irmãos, parentes próximos, vizinhos. Não há nenhum " monstro" e nenhuma " louca". (...) Precisamos nos aprimorar como sociedade".

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Taís Araújo

    Para a atriz, direitos entre homens e mulheres são iguais: após o casamento com Lázaro Ramos, ela acrescentou o sobrenome do marido e ele adicionou o dela. Vítima de ataques racistas nas redes sociais, ela não se cala diante de discriminações e comemora quando outras mulheres negras ocupam lugares de destaque na mídia, por exemplo. "O feminismo é uma construção contínua, coletiva e que abraça a todas nós. Ter espaço pra levantar nossas questões é fundamental", comentou ela recentemente sobre ser capa de revista para falar do movimento.

  • Imagem: Reprodução/Canal Bis
    Reprodução/Canal Bis
    Imagem: Reprodução/Canal Bis

    Titi Müller

    A apresentadora virou assunto pela coragem de criticar uma das atrações do festival Lollapalooza, que o Multishow transmitiu ao vivo no fim de março. Ao anunciar o DJ Borgore, ela chamou a atenção para o conteúdo de suas letras, que classificou de machistas, misóginas e babacas. "Muitas coisas têm acontecido nesses anos e as pessoas têm mudado muito, mas às vezes falta oportunidade de debater e dialogar para desconstruir. Eu acho importante falar isso ao vivo, porque parece que quebrou uma tela da internet", explicou. Leia mais

  • Imagem: Divulgação/Marcos Hermes
    Divulgação/Marcos Hermes
    Imagem: Divulgação/Marcos Hermes

    Elza Soares

    Exemplo de superação, a cantora transforma experiências dolorosas em arte: a violência doméstica, por exemplo, é um dos temas abordados em seu trabalho mais recente, "A Mulher do Fim do Mundo". Sem papas na língua, manteve sua postura crítica e se pronunciou ao saber da denúncia contra Mayer e da postura de Marcos em relação a Emilly no "BBB". "Escuta aqui, as mulheres estão unidas, meu. Mexeu com UMA, mexeu com TODAS. Estou com vocês. Grita, grite, vamos gritar. Coloca nas redes. Denuncie esses crápulas, liga 180. É polícia neles", escreveu.

  • Imagem: Amauri Nehn/Brazil News
    Amauri Nehn/Brazil News
    Imagem: Amauri Nehn/Brazil News

    Maisa Silva

    Apesar da pouca idade, a atriz e apresentadora não tolera qualquer tipo de preconceito em suas redes sociais, seja racismo, homofobia ou machismo. Empoderada, responde à altura críticas a seu cabelo ou comentários pornográficos. Também desdenha de alguns falsos tabus, como falar de menstruação com naturalidade. "Menstruação é uma coisa hiper normal e a cabeça fechada de vocês não vai me fazer parar de falar disso. Você que acha que eu não posso menstruar; ou que isso é algo de outro mundo: você nasceu porque sua mãe menstruava. Beijos." E ela só tem 14 anos!

  • Imagem: Felipe Assumpção/AgNews
    Felipe Assumpção/AgNews
    Imagem: Felipe Assumpção/AgNews

    Camila Pitanga

    Conhecida por se posicionar politicamente, a atriz também é engajada na luta por igualdade de direitos entre os gêneros - tanto que foi nomeada embaixadora nacional da ONU Mulheres. Após o caso José Mayer, ela também abraçou a campanha contra o assédio e celebrou a sororidade no movimento. "Sou muito grata por poder fazer parte desse passo. Que ele se estenda por todo lugar. Que vocês mulheres que nos viram em luta, sintam-se fortes para reagir sempre. Juntas, unidas", afirmou.

  • Imagem: Rafael Cusato e Samuel Chaves/Brazil News
    Rafael Cusato e Samuel Chaves/Brazil News
    Imagem: Rafael Cusato e Samuel Chaves/Brazil News

    Monica Iozzi

    A atriz e apresentadora não foge do debate e frequentemente toca em temas polêmicos em suas redes sociais, sem medo de se colocar. Diante do discurso do presidente Michel Temer no Dia Internacional da Mulher, ela reagiu indignada. "Temer fazendo a gente voltar à década de 50. Que vergonha ter este homem machista e retrógrado como nosso presidente. Sigamos na luta, porque tá puxado demais!", escreveu ela, que também já postou foto de topless com os dizeres irônicos "Bela, recatada e do lar".

  • Imagem: Ju Fumero/UOL
    Ju Fumero/UOL
    Imagem: Ju Fumero/UOL

    Pitty

    Bastante ativa nas redes sociais, a cantora constantemente dialoga com os fãs sobre igualdade entre os gêneros, entre outros assuntos. Mãe da pequena Madalena, ela já comentou no Twitter sobre a divisão das tarefas com o marido na criação da filha. "'E o pai, participa?' soa tipo quando a pessoa canta uma música no show do outro e sai fora. Aqui é dueto do começo ao fim, rapá. Tipo: 'No espetáculo de hoje: criar filhos. Elenco: mãe. Participação especial: pai'", afirmou a baiana, que também comemorou os "novos tempos" em relação à campanha contra o assédio.

  • Imagem: Felipe Abílio/UOL
    Felipe Abílio/UOL
    Imagem: Felipe Abílio/UOL

    Fernanda Lima

    Além de comandar um programa que defende quebras de estereótipos e preconceitos de todo tipo - inclusive o machismo, tema de um dos episódios da atual temporada do "Amor & Sexo" -, a apresentadora foi uma das famosas a apoiar publicamente a campanha contra o assédio que mobilizou funcionárias da Globo. "Estamos falando de uma coisa séria que machuca as mulheres, podemos falar mais sobre isso e ajudar as mulheres a se libertarem dessas questões com apoio", afirmou sobre o episódio envolvendo José Mayer. Leia mais

  • Imagem: Divulgação / Lucas Bori
    Divulgação / Lucas Bori
    Imagem: Divulgação / Lucas Bori

    Clarice Falcão

    Atriz, cantora, escritora e compositora, ela já levou o empoderamento feminino para muitas de suas letras e já fez um clipe (cover de "Survivor", do grupo Destiny's Child) com renda revertida para ONG que luta pelos direitos das mulheres. Seu posicionamento em muitas questões como essas já lhe rendeu muitos fãs - e também muitos haters. Ainda assim, ela não deixa de se manifestar: no Dia Internacional da Mulher, ela comentou: "Fazendo coro: não queremos parabéns, queremos respeito. E é essencial lembrar de ouvir e dar voz às manas negras, que são 2x oprimidas".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
Chico Barney
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
AFP
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
do UOL
do UOL
Topo