Topo

Irene não está só: relembre outras vilãs sedutoras e ardilosas das novelas

Débora Falabella é Irene em "A Força do Querer" - João Miguel Junior/Divulgação/TV Globo
Débora Falabella é Irene em "A Força do Querer" Imagem: João Miguel Junior/Divulgação/TV Globo

Do UOL, no Rio

25/05/2017 04h00

Eugênio (Dan Stulbach) tem feito de tudo para afastar Irene (Débora Falabella) do convívio de sua família em "A Força do Querer", porque já percebeu que o que ela tem de bonita tem também de perigosa.

A ambiciosa arquiteta faz de tudo para se aproximar do empresário e deixa muito claro que vai acabar levando a melhor. Nos próximos capítulos, inclusive, ela revela a Mira (Maria Clara Spinelli) que está disposta a se livrar de Joyce (Maria Fernanda Cândido) para se casar com o advogado.

As novelas estão cheias de vilãs ardilosas como a jovem, que usam seu poder de sedução como arma para conquistar seus objetivos. Abaixo, o UOL lista algumas antagonistas que disputam com Irene o troféu da mais bela e mais maquiavélica das telenovelas.

O desfecho delas também dá pistas do que a trama guarda para Irene, afinal, vilãs como ela dificilmente encontram um final feliz.

Cuidado, elas são perigosas

  • Miguel Júnior/TV Globo

    Yvone, de "Caminho das Índias"

    Cúmplice de Mike (Odilon Wagner), a vilã, também criada por Gloria Perez, seduzia homens casados para chantageá-los em seguida. Raul (Alexandre Borges) mordeu sua isca e foi continuamente enganado por ela. Procurada pela Interpol pelos golpes praticados fora do país, a criminosa vivida por Letícia Sabatella acabou presa, além de ter apanhado de Silvia (Débora Bloch), mulher de Raul, de quem se fingia amiga.

  • João Miguel Júnior/Divulgação/TV Globo

    Leona, de "Cobras & Lagartos"

    Interesseira, a víbora interpretada por Carolina Dieckmann sempre sonhou em tomar posse da fortuna do tio, Omar Pasquim (Francisco Cuoco). Além de fingir-se de amiga da prima e possível herdeira, Bel (Mariana Ximenes), seduz seu namorado, Estevão (Henri Castelli), que se torna seu amante e seu cúmplice em um golpe para deixá-la sem nada. Depois de desmascarada, dá sinais de loucura e morre num incêndio causado por ela mesma.

  • Divulgação/TV Globo

    Nice de "Anjo Mau"

    No remake de 1997, o papel que já foi de Susana Vieira coube a Gloria Pires. Ambição é a palavra que define a babá, que desenvolve uma obsessão em conquistar Rodrigo (Kadu Moliterno), irmão da patroa. Nem o fato de ele ser noivo foi um empecilho. Com voz doce e jeito meigo, Nice enganou direitinho todos a seu redor: conseguiu se casar e engravidar de Rodrigo, com quem, após muitas reviravoltas, brinda o começo de uma nova vida no fim da trama.

  • Divulgação

    Taís, de "Paraíso Tropical"

    Outro clássico uso da gêmea má: a irmã de Paula (Alessandra Negrini) é do time que quer se dar bem a qualquer custo, e não teve escrúpulos em armar um plano para matar a jovem e tomar seu lugar, além de se envolver com o cunhado, Daniel (Fábio Assunção). Parceira de Olavo (Wagner Moura), primo invejoso de Daniel, comete crime atrás de crime, até encontrar seu destino: é assassinada.

  • Divulgação/Viva

    Raquel, de "Mulheres de Areia"

    A vida de Ruth (Gloria Pires) não foi fácil no que dependeu da irmã, que se aproveitou da semelhança física entre as duas para roubar seu namorado, Marcos Assunção (Guilherme Fontes). A gêmea ambiciosa consegue seduzi-lo e se casa com ele, interessada em sua fortuna. Depois de muitas reviravoltas, morre num acidente de carro. Outro remake com uma vilã inesquecível para Gloria Pires.

  • Divulgação/TV Globo

    Atena, de "A Regra do Jogo"

    Sexy e independente, a golpista profissional vivida por Giovanna Antonelli fez de Romero Rômulo (Alexandre Nero) gato e sapato e usou seu poder de sedução para se livrar de várias encrencas. A mando de Tio (Jackson Antunes), até um delegado ela levou para a cama para conseguir informações preciosas. Ao contrário de outras vilãs, terminou a novela na Itália, cheia da grana, com um filho de Romero.

  • Divulgação

    Laura, de "Celebridade"

    A rivalidade com Maria Clara Diniz (Malu Mader) garantiu cenas antológicas. Dizendo-se fã dela, a personagem de Claudia Abreu conseguiu uma vaga na produtora Mello Diniz e tomar o seu lugar. Nelito (Taumaturgo Ferreira), Bruno (Sérgio Menezes) e Cristiano (Alexandre Borges) são alguns dos homens que caíram na sua sedução. Depois de chegar a morar na mansão, teve um final trágico - foi morta por Renato Mendes (Fábio Assunção).