Topo

Jornalista mentiu para obter entrevista com Lady Di em 1995, diz investigação

Martin Bashir entrevista a Princesa Diana no programa "Panorama", em 1995 - Getty Images
Martin Bashir entrevista a Princesa Diana no programa 'Panorama', em 1995 Imagem: Getty Images

De Londres

20/05/2021 11h05

O jornalista britânico Martin Bashir usou métodos antiéticos para obter uma impactante entrevista com a princesa Diana, transmitida em 1995 pela rede BBC, informa o jornal The Telegraph, citando uma investigação independente, antes de sua publicação hoje.

Em novembro passado, a BBC anunciou a investigação, realizada pelo ex-juiz da Suprema Corte John Dyson, sobre as circunstâncias que envolveram a entrevista Lady Di. A decisão foi celebrada por seu filho mais velho, príncipe William.

A entrevista, que lançou a carreira de Bashir, de 58 anos, foi uma bomba na imprensa.

Nela, Diana afirmou que havia "três pessoas" em seu casamento — uma referência à relação extraconjugal de Charles com Camilla Parker-Bowles, hoje sua esposa — e admitiu que ela mesma estava tendo um caso.

Diana faleceu em um acidente de carro em Paris, em 1997.

De acordo com a investigação independente, citada pelo "Telegraph" antes de sua publicação hoje à tarde, o repórter teria violado as regras editoriais, ao falsificar documentos para obter a entrevista. A investigação revela ainda que funcionários da BBC acobertaram suas ações.

Martin Bashir teria mostrado extratos bancários — que se revelaram falsos — a Charles Spencer, irmão de Diana, afirmando que pessoas eram pagas para espionar sua irmã. Segundo este último, foi isso que o levou a apresentar o jornalista a Lady Di.

A polícia britânica e o órgão regulador do setor de comunicação (Ofcom, na sigla em inglês) decidiram não iniciar uma investigação na época.

09.10.2019 - Martin Bashir em evento para o 'X Factor: Celebrity', em Londres - Mike Marsland/WireImage - Mike Marsland/WireImage
09.10.2019 - Martin Bashir em evento para o 'X Factor: Celebrity', em Londres
Imagem: Mike Marsland/WireImage

Em meados de maio, a BBC anunciou a demissão de Martin Bashir, por motivos de saúde. Desde 2016, ele era responsável pela cobertura religiosa para este grupo audiovisual público.

Depois desta entrevista, o jornalista continuou sua carreira nos EUA, até voltar para o Reino Unido para trabalhar na BBC. Permaneceu na rede até então.

Além de Lady Di, também entrevistou Michael Jackson para um documentário feito em 2003 para a ITV. Posteriormente, o agora falecido astro do pop apresentou uma queixa ao órgão regulador do setor audiovisual britânico, acusando Bashir de ter construído e transmitido uma imagem distorcida de seu comportamento e de sua conduta como pai.