GfK diz que cenário do Brasil "tornou insustentável" medição de audiência
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Em nota enviada nesta quinta-feira a todos os seus clientes, a empresa alemã GfK confirma o fim de sua divisão de medição de audiência de TV. A demissão e o fim da divisão foram informados antes nesta coluna.
Hoje a empresa demitiu 149 funcionários desse setor e interrompeu definitivamente seu projeto de se tornar concorrente da Kantar Ibope Media, que volta a ser a única empresa do país a medir o público da TV brasileira aberta e por assinatura.
A GfK fecha a divisão, mas abriu uma caixa de Pandora de processos judiciais, que já começaram.
SBT, Record e RedeTV! já iniciaram ações contra a empresa, a quem acusam de descumprimento de contrato. Os processos devem passar dos R$ 100 milhões.
Leia a seguir a nota enviada aos clientes da GfK:
“Transcorridos aproximadamente cinco anos de seu estabelecimento em território brasileiro, a GfK Market Research Pesquisa de Mercado Ltda. (“GfK Medição de Audiência de TV”) deparou-se com um cenário que tornou insustentável a manutenção dos serviços de medição quantitativa contínua de mídia no Brasil.
Assim, é com pesar que a GfK Medição de Audiência de TV comunica que não prestará serviços de fornecimento de dados de medição quantitativa de mídia a você a partir de 21 de setembro de 2017.
As operações de pesquisas da GfK, por sua vez, serão mantidas tal como estabelecidas desde meados de 2002.
A GfK Medição de Audiência de TV reitera seu orgulho e satisfação por efeito do legado positivo que deixou para o setor de medição de audiência no Brasil, por meio de uma proposta comercial transparente e consistente, suficiente para elevar o setor brasileiro de medição quantitativa contínua de mídia ao patamar de excelência global, especialmente nos quesitos tecnologia e ciência de dados.
A atenção dispendida aos clientes também foi um diferencial da GfK durante o desenvolvimento de sua estratégia no Brasil.
Por fim, a GfK agradece imensamente a confiança que vocês depositaram nos projetos, dados e reputação que outrora foram apresentados.
Atenciosamente
Leopoldo Schneider
GfK Market Research Pesquisa de Mercado Ltda.”
Empresa GfK eleva o tom e notifica TVs abertas por falta de pagamento
GfK encerra medição de audiência de TVs e demite 149 pessoas
Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.