GfK pagará cerca de R$ 40 milhões de indenização a Record, SBT e RedeTV
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A entrada e saída da empresa alemã GfK, de medição de audiência, no mercado brasileiro , já tem um ponto final.
A empresa e as três principais emissoras de TV aberta que compravam seus serviços, e a ajudaram a se instalar no Brasil (SBT, Record e RedeTV), chegaram a um acordo multimilionário.
A empresa alemã deve pagar cerca de R$ 40 milhões às três TVs e mais um tanto a outros fornecedores de serviço.
Na prática, a GfK ofereceu de volta às TVs aproximadamente tudo que elas gastaram com a empresa nos últimos 3 anos, mais alguma correção monetária.
A GfK chegou ao Brasil por volta de 2015 com o objetivo era acabar com o monopólio de audiência da Kantar Ibope.
Após oferecer mundos e fundos aos clientes, a empresa nascida na área estatística na década de 30, em Nuremberg, Alemanha, não consegui cumprir boa parte do acordo firmado.
Desde o início de 2017 a Record e a RedeTV, pelo menos, já faziam veementes protestos pela demora na entrega de dados.
A verdade é que a GfK nunca entregou o que prometeu.
Ela decidiu romper o contrato no ano passado e desde então vinha conversando com as três emissoras de TV (que por acaso foram a Simba).
Desde o ano passado a Record, SBT e RedeTV já tinham iniciado um processo civil por perdas e danos morais.
A Record chegou a vencer em primeira instância, mas acabou recuando após o acordo.
Nos últimos meses, a GfK demitiu mais de 300 funcionários no país, mas ela continua operando em setores específicos do mercado nacional.
LEIA MAIS
Só em equipamento, GfK pode perder R$ 35 milhões no país
GfK orienta 6.600 lares a descartar equipamentos como lixo eletrônico
Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.