Disney e SBT ainda negociam; fim de contrato pode custar R$ 200 mi
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A nove dias do fim do contrato atual, Disney e SBT ainda estão em uma última rodada de negociações na tentativa de renovação do acordo atual, pelo qual o SBT vende diariamente duas horas de sua grade para o gigante norte-americano de mídia.
A renovação é de interesse das duas partes, mas muito mais por parte do SBT.
Explico: sem o "Mundo Disney" o SBT pode perder um faturamento estimado em até R$ 200 milhões anuais.
Esse seria o valor estimado que a Disney vem desembolsando à emissora de Silvio Santos nos últimos três anos.
Parece muito, mas, para efeitos de comparação, estima-se que só a igreja de R.R. Soares pague cerca de R$ 100 milhões anuais à Band pela compra de horários na grade.
E a Band, lembremos, é bem menor que o SBT em audiência e público.
Procurada pela coluna, o SBT informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que só vai se manifestar a respeito do assunto no próximo dia 31, data em que termina o contrato. Segundo a assessoria “nada ainda foi decidido”.
REFORMA GERAL
Caso não haja mesmo renovação, o SBT terá de reformar boa parte de sua grade matinal.
Afinal, não basta à emissora apenas substituir as duas horas da Disney por mais programação infantil.
Isso porque esse tipo de conteúdo não rende comercialmente --dadas as inúmeras restrições sobre propaganda destinada às crianças.
Uma das alternativas do SBT é ampliar sua programação jornalística, enquanto decide algum outro programa para ocupar as manhãs.
Até cerca de três meses atrás uma das opções na mesa de Silvio Santos era a criação de uma revista eletrônica matinal nos moldes do “Good Morning America”, da rede norte-americana ABC.
O departamento de Jornalismo do SBT já foi avisado para estar pronto a ampliar seu conteúdo a partir do próximo dia 3 de setembro, segunda-feira.
Também o “Bom Dia & Cia”, de Silvia Abravanel, e o “Domingo Legal”, de Celso Portiolli, poderão ganhar mais tempo na grade e já estão avisados.
LEIA MAIS
Para renovar contrato, Disney quer mudanças e "sociedade" com SBT
Se ficar sem Disney, SBT deve esticar "Bom Dia & Cia" e jornalismo
Siga o colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.