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Disney e SBT ainda negociam; fim de contrato pode custar R$ 200 mi

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"Mundo Disney" ocupa hoje duas horas diárias da grade do SBT Imagem: Divulgação
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

22/08/2018 13h05

A nove dias do fim do contrato atual, Disney e SBT ainda estão em uma última rodada de negociações na tentativa de renovação do acordo atual, pelo qual o SBT vende diariamente duas horas de sua grade para o gigante norte-americano de mídia.

A renovação é de interesse das duas partes, mas muito mais por parte do SBT.

Explico: sem o "Mundo Disney" o SBT pode perder um faturamento estimado em até R$ 200 milhões anuais.

Esse seria o valor estimado que a Disney vem desembolsando à emissora de Silvio Santos nos últimos três anos.

Parece muito, mas, para efeitos de comparação, estima-se que só a igreja de R.R. Soares pague cerca de R$ 100 milhões anuais à Band pela compra de horários na grade.

E a Band, lembremos, é bem menor que o SBT em audiência e público.

Procurada pela coluna, o SBT informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que só vai se manifestar a respeito do assunto no próximo dia 31, data em que termina o contrato. Segundo a assessoria “nada ainda foi decidido”.

REFORMA GERAL

Caso não haja mesmo renovação, o SBT terá de reformar boa parte de sua grade matinal.

Afinal, não basta à emissora apenas substituir as duas horas da Disney por mais programação infantil.

Isso porque esse tipo de conteúdo não rende comercialmente --dadas as inúmeras restrições sobre propaganda destinada às crianças.

Uma das alternativas do SBT é ampliar sua programação jornalística, enquanto decide algum outro programa para ocupar as manhãs.

Até cerca de três meses atrás uma das opções na mesa de Silvio Santos era a criação de uma revista eletrônica matinal nos moldes do “Good Morning America”, da rede norte-americana ABC.

O departamento de Jornalismo do SBT já foi avisado para estar pronto a ampliar seu conteúdo a partir do próximo dia 3 de setembro, segunda-feira.

Também o “Bom Dia & Cia”, de Silvia Abravanel, e o “Domingo Legal”, de Celso Portiolli, poderão ganhar mais tempo na grade e já estão avisados.

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