Topo

Coluna

Ricardo Feltrin

Ibope: TV Brasil cresce mais, encosta na Cultura e já dá "meia" RedeTV!

Sérgio Baia/Divulgalção
O seriado infanto-juvenil da Globo "Gaby Estrella" é exibido pela TV Brasil Imagem: Sérgio Baia/Divulgalção
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

12/09/2018 00h09

A TV Brasil, emissora pública criada pelo governo Lula no final de 2007, modificou sua programação no último ano e segue subindo de forma consistente na audiência.

Ainda é uma emissora com pouco público, menos de 0,5 ponto no Painel Nacional de Televisão (PNT), porém, não pode mais ser chamada de “TV traço” --apelido nada carinhoso que ganhou desde 2008..

Em agosto, a emissora cresceu 6,5% em relação ao índice em pontos de julho. Marcou 0,33 ponto --contra 0,31 em julho. Também ampliou sua participação no universo de TVs ligadas: de 0,67% para 0,73%. 

Com isso, é pelo segundo mês o 10º canal mais visto do Brasil no PNT (contando canais abertos e fechados), medição que abrange as 15 maiores regiões metropolitanas do país.

Mais que isso: está encostando da audiência na TV Cultura (0,39) e já representa metade do ibope do canal comercial aberto RedeTV (0,67).

Por essa medição, chamada PNT, cada ponto de audiência vale por cerca de 240 mil domicílios sintonizados. Quem faz a medição é a Kantar Ibope Media, mas a coluna obteve os números por terceiros.

Em dois anos, conforme esta coluna antecipou no mês passado, a TV Brasil cresceu 64% no ibope e subiu para o “top ten” da TV brasileira.

Lançada a uma década, estima-se que a TV, que integra a EBC, teria consumido quase R$ 10 bilhões desde então.

Porém, por quase nove anos a emissora rondou apenas o “traço” de audiência (abaixo de 0,2 ponto).

Com uma programação mais popular e diversificada, seu público cresceu. Outro motivo para isso certamente é a implantação da TV digital no país, que ampliou o alcance da TV.

LEIA MAIS

Em dois anos, TV Brasil dispara 64% e vira 10º emissora do país

Nova grade da GloboNews ainda tem pouco efeito no ibope

Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!