Topo

Coluna

Ricardo Feltrin

Canal pago lança série sobre grupos, seitas e religiões "extremas"

Divulgação
Elizabeth Vargas, jornalista que lança a série "Cultos e Crenças Extremas", do canal A&E Imagem: Divulgação
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

12/10/2018 06h30

O canal pago A&E estreia no próximo dia 19 (sexta-feira) a produção inédita “Cultos e Crenças Extremas”, apresentado pela premiada jornalista norte-americana Elizabeth Vargas.

Vargas foi atrás de algumas das mais polêmicas instituições religiosas, ouviu relatos e denúncias de casos de abuso emocional, sexual e financeiro.

Seu objetivo, diz, é entender como algumas seitas se aproveitam do desespero das pessoas para fundamentar seu sistema de crenças.

Logo na estreia ela desvenda a pouco conhecida (no Brasil) seita NXIVM, que, publicamente, diz  oferecer cursos e seminários de auto-ajuda.

Os relatos de alguns ex-participantes, porém, mostram que a seita na verdade tem um plano  subliminar de autodestruição para seus “fiéis”, com dietas que levam à desnutrição, pseudo-escravidão e chantagem.

O líder da seita, Keith Raniere (que os seguidores chamam de Vanguard) foi preso este ano, no México, acusado de tráfico sexual e mais uma variedade de acusações de crimes.

Entre outras religiões que são investigadas por Elizabeth Vargas estão também a Comunidade Doze Tribos, A Igreja Santuário, a Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Últimos Dias e a família U.n.o.i., também conhecida como “Value Creators”.

Haverá também um capítulo destinado apenas às Testemunhas de Jeová.

Neste capítulo uma ex-fiel da Testemunhas, Romy Marie, relata ter sido abusada sexualmente desde a infância por líderes do grupo. Ela se tornou uma das militantes dedicadas a denunciar os crimes desse grupo.

Elizabeth Vargas, 56, já foi premiada por um Emmy e tem se destacado como jornalista investigativa ao redor do mundo. Ela já escreveu uma autobiografia sobre seu vício em álcool.

Seu Emmy foi recebido em 2000, devido a sua cobertura sobre o caso do menino cubano Elián Gonzáles, levado por um parente aos Estados Unidos e posteriormente  devolvido a Cuba por força da lei norte-americana.

Programa: “Cultos e Crenças Extremas”
Canal: A&E
Quando: Estreia dia 19, sexta, 20h
Exibição: Novos capítulos toda sexta, 20h

LEIA MAIS

TV paga perde mais de 500 mil assinantes no Brasil em 1 ano

Veja ranking dos canais pagos mais vistos no país em agosto

Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops