Topo

Coluna

Ricardo Feltrin

Por 3 milésimos de ponto, Record volta ao 2º lugar em ibope no país

Blad Meneghel/Record
Novela "Jesus" tem dado dois dígitos de ibope em todo o país Imagem: Blad Meneghel/Record
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

05/12/2018 00h09

A briga era de décimos, passou para a casa centesimal e agora chegou à milesimal. Mas, os números não mentem, por menores que sejam.

Por apenas três milésimos de ponto de ibope, a Record voltou --ao menos numericamente-- a ser a vice-líder de ibope no país nas 24 horas do dia, deixando o SBT em terceiro lugar.

São pontos do Painel Nacional de Televisão; a Kantar Ibope Media mensura a audiência nas 15 maiores regiões metropolitanas do país. Cada ponto no PNT vale por 240 mil domicílios.

Foi por muito pouco: a Record fechou novembro com 5,645 pontos, contra 5,642 pontos do SBT. A Globo liderou com 12,3 pontos.

A última vez que a Record venceu o SBT nas 24 horas no país foi em junho do ano passado (5,4 x 5,3).

O resultado é relevante porque, das 24 horas do dia, a Record aluga quatro horas para a Igreja Universal.

Essa estratégia é lucrativa, mas leva a audiência da emissora a zero. O SBT por exemplo chega a dar até quatro vezes mais ibope que a Record nas madrugadas.

Isso no entanto foi compensado na Record pelo ótimo desempenho de alguns de seus programas diários e mais longos: "Hoje em Dia", "Balanço Geral", "Cidade Alerta"; e a novela "Jesus" também vem registrando números razoáveis (sempre dois dígitos).

Além disso a Record vem tendo ótimos resultados em outras praças, como Salvador, Goiânia, Belo Horizonte e Vitória, por exemplo.

Essas regiões também estão colaborando bastante para os bons atuais resultados nacionais.

LEIA MAIS

Análise: É cedo para "profetizar" fim da hegemonia da Globo

Globo registra o menor índice de ibope dos últimos 3 anos 

Colunista Feltrin no Twitter, no Facebook ou no site Ooops